Banco Central vai fazer alteração importante no PIX visando combater GOLPES; veja o que muda

O Banco Central anunciou uma importante alteração no sistema Pix, com o intuito de combater golpes e fraudes.


O Banco Central (BC) anunciou que pretende fazer uma importante alteração no Pix, com o objetivo de  reaver valores desviados por fraude ou golpe.

A ideia da instituição financeira é melhorar a segurança do sistema, apertando o cerco contra as chamadas “contas laranjas”.

Banco Central anuncia alteração no Pix

O BC anunciou oficialmente aos clientes que irá enrijecer as regras do sistema do Pix. A ideia por trás da iniciativa é aumentar o cerco contra as “contas laranjas” usadas para ramificar o dinheiro das vítimas entre diferentes favorecidos.

As alterações foram propostas por um grupo de trabalho de segurança, formado por participantes do mercado e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no Fórum PIX, realizado em 22 de setembro. Agora, a autoridade vai finalmente acatar algumas das sugestões do grupo.

Veja também: Aprovada lei que altera funcionamento do VALE-REFEIÇÃO; entenda como isso te afeta

Quais serão as mudanças?

Entre as mudanças propostas, está a adição de uma notificação automática chamada “ramificação de valores”, que é a referência ao momento em que os golpistas transferem a quantia subtraída da vítima para diversas “contas laranjas”.

Essa é uma prática feita para dificultar o rastreio.

Entre as sugestões, o relatório do BC apresenta como principal sugestão do grupo da Febraban a seguinte: “a abertura automática de eventos para casos de triangulação de valores utilizando o PIX”, tendo em vista que leva muito tempo para que o cliente faça a contestação no seu banco e notifique a infração. É comum que ele demore para descobrir a fraude e, mais ainda, para bloquear e recuperar o dinheiro.

O grupo também sugeriu a criação da “quinta camada de ramificação”, que deverá bloquear os recursos em todas as contas subsequentes do primeiro favorecido.

Os participantes também levantaram a proposta de estabelecer uma limitação de até 30 minutos após o recebimento da transação para a abertura de uma ramificação, para tornar a medida ainda mais assertiva.

Veja também: Cartão inovador que fala o valor da compra está chegando ao Brasil; conheça o Voice Card!

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.