6 benefícios do Chá Verde que você definitivamente não conhece

Felipe Matozo

27/02/2023

O chá verde (Camellia sinensis) é uma bebida milenar e de origem chinesa conhecida por oferecer diversos benefícios para a saúde.

Veja também: 7 dicas para manter sua pele saudável e brilhante durante o verão

Preparado a partir de folhas jovens expostas a vapor d’água, o chá verde é rico em antioxidantes e nutrientes, e tem sido estudado e comprovado como um aliado para a prevenção de diversas doenças.

6 benefícios do Chá Verde que você definitivamente não conhece

Conheça alguns dos principais benefícios do chá verde para a saúde. Foto: jcomp/Freepik

A seguir, confira alguns dos principais benefícios do chá verde para a saúde e saiba por que vale a pena incluí-lo na sua rotina diária para melhorar a sua qualidade de vida e prevenir diversas doenças.

1 – Melhora a saúde do coração

O chá verde contém polifenóis, substâncias que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto e até mesmo o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

No caso do AVC, em muitos casos esta é uma condição que tem origem cardíaca, que ocorre quando pequenos trombos cardíacos se soltam, atingem e bloqueiam a circulação cerebral. Por isso, os cuidados com a saúde do coração são essenciais para prevenir um AVC.

Além disso, o chá verde também ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue.

2 – Ajuda a emagrecer

O chá verde acelera o metabolismo, o que ajuda a queimar calorias e, consequentemente, a perder peso. Segundo estudo, o consumo de chá verde aumenta o gasto energético em cerca de 4%.

Além disso, esta bebida natural também conta com substâncias que ajudam a reduzir o acúmulo de gordura corporal.

Mas especialistas ressaltam que não existe alimento milagroso para emagrecer. De modo geral, é preciso combinar alimentação saudável com atividades físicas para conseguir resultados eficientes na perda de peso.

3 – Benefícios do chá verde para o sistema imunológico

O chá verde é rico em antioxidantes, substâncias que ajudam o organismo a combater os radicais livres e prevenir doenças.

Em 2005, uma pesquisa realizada da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) mostrou a capacidade do chá oriundo da planta Camellia sinensis de fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, o chá ainda contém substâncias como a epigalocatequina galato (EGCG), antioxidante natural que contribui para efeitos terapêuticos.

4 – Previne o envelhecimento precoce

Os antioxidantes presentes no chá verde também ajudam a prevenir o envelhecimento precoce das células, reduzindo o dano causado pelos radicais livres.

Portanto, além de oferecer benefícios para a saúde do organismo, o chá verde para aparecer como um importante aliada para a saúde da pele.

5 – Benefícios do chá verde para a saúde de cérebro

Um estudo realizado por pesquisadores de diferentes países entre 2015 e 2018 e publicado no periódico científico “Aging” mostrou que o consumo de chá verde ajuda a melhorar a função cerebral.

O estudo acompanhou 36 pessoas acima de 60 anos de idade e mostrou que aquelas que beberam chá verde, o chá chinês Oolong e chá preto pelo menos quatro vezes por semana durante 25 anos apresentaram uma conexão mais eficiente entre as regiões do cérebro, processando informações de uma maneira melhor e mais organizada.

Em 2017, o mesmo grupo de cientistas fez outro estudo com o chá verde e concluiu que o consumo da bebida está ligado a uma diminuição de risco de danos cognitivos.

6 – Chá verde ajuda a prevenir o câncer

O fato de o chá verde ser rico em substâncias com grande ação antioxidante que ajudam a prevenir danos e morte celular, pesquisadores de todo o mundo passaram a testar a teoria de que o seu consumo poderia reduzir o risco de desenvolver câncer.

Alguns estudos indicam que, de fato, o consumo regular de chá verde pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer. De acordo com estudos experimentais, a suplementação com extrato de chá verde diminui o risco de câncer de próstata, por exemplo.

Por outro lado, pesquisas também indicaram que esta suplementação aumenta o risco de cânceres ginecológicos. Por isso, especialistas recomendam cuidados com a adição de altas doses de extrato de chá verde, já que há possíveis efeitos adversos.

Além disso, algumas revisões de estudos sobre o assunto indicam que faltam provas sobre efeitos benéficos do chá na prevenção do câncer.

Você também pode gostar de ler
Os 6 alimentos mais saudáveis para incluir em sua dieta

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta