Benefícios com atraso no INSS ultrapassa mais de 750 mil pessoas

Benefícios com atraso no INSS ultrapassa mais de 750 mil pessoas (1)
Fonte/Reprodução: original

O INSS terá que pagar até R$ 66.000,00 para mais de 90 mil segurados que ganharam a ação judicial para os recebimentos atrasados. No mês de outubro, foi anunciado pelo conselho de justiça federal, a dispensa dos pagamentos destinados aos tribunais regionais, a Requisição de pequeno valor.

No geral, diversos beneficiários conseguiram receber após solicitar processos previdenciários e de assistências, com aposentadoria, revisões, auxílio-doença, pensão por morte, Benefício de Assistência Social (BPC), dentre outros.

Publicidade

Publicidade

Quais motivos para atraso dos pagamentos de benefícios do INSS?

Os motivos que levaram aos atrasos dos pagamentos são diversos, mas ainda não se sabe ao certo. Pode ter ocorrido inconsistência das informações, como falta de nome, endereço, e-mail, telefone, CPF, que podem pôr em risco o pagamento na data correta. Algumas falhas no sistema também podem ter gerado esses atrasos.

Benefícios com atraso no INSS ultrapassa mais de 750 mil pessoas (2)
Fonte/Reprodução: original

Outro motivo que pode ser considerado são as suspensões dos pagamentos pela falta da prova de vida. Nesse sentido, é a partir dessa comprovação que fica possível saber se o segurado está vivo para manter os pagamentos necessários da pensão ou da aposentadoria.

Qual benefício do INSS lidera a lista de pagamentos atrasados?

Os benefícios que lideram a lista de atrasados do INSS são o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e Benefício de Prestação Continuada. Segundo especialistas, a justiça aprova os pagamentos atrasados quando identifica erros nos cálculos dos valores já pagos.

Publicidade

Publicidade

Qual o ranking dos benefícios com atraso no INSS e quantidade de usuários que aguardam o recebimento?

Mais de 2 milhões de usuários estão na espera do pagamento. Os principais benefícios com atrasos são o auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, benefício assistencial, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade e pensão por morte.

Como deve ser pago benefícios do INSS com o atraso de pagamento?

Antes de tudo, é preciso entender o processo de pagamento do INSS para não ocorrer erros na hora do saque, visto que para os benefícios há um prazo a respeitar para a retirada do valor. 

O INSS divulgou que os benefícios que foram aprovados com atrasos de mais de 90 dias (3 meses) terão o acréscimo de juros. O INSS é obrigado a realizar a correção monetária da inflação medida pelo INPC, para os benefícios com mais de 45 dias de atraso.

Qual reajuste de pagamentos para benefícios do INSS atrasados?

Os segurados receberão os pagamentos com juros, os aposentados que forem aprovados em suas solicitações após o período de 90 dias terão direito a uma restituição contabilizada com juros. Esses pagamentos e reajustes, serão pagos mensalmente pelo Governo Federal.

Mas atenção, os juros não serão aplicados em casos de benefício recusado, em revisão, deferido ou concessão judicial.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar