Prova de Vida do INSS terá novos critérios. Entenda como funcionará

Prova de vida do INSS tem novos critérios que facilitam o procedimento e permitem que milhões de pessoas não precisem ir até uma agência.

A partir deste ano, beneficiários do INSS terão acesso a critérios mais acessíveis para a prova de vida. Com as novas regras, cerca de 36 milhões de pessoas não precisam mais se dirigir até uma agência bancária para realizar o procedimento obrigatório anual.

Isso porque agora a prova de vida do INSS será feita com base em cruzamento de dados dos órgãos do governo federal, de estados, municípios e também de empresas privadas. Com isso, até mesmo consultas no SUS e emissões de documentos serão aceitas como prova de vida.

Publicidade

Publicidade

A mudança vale para aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS, como também para pessoas que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), por exemplo.

prova de vida inss
Prova de vida do INSS fica mais fácil com novos critérios. Foto: gov.br

O que será aceito como Prova de Vida do INSS

Conforme destacou o presidente do INSS, José Carlos Oliveira,  a obrigação de realizar a prova de vida agora é do INSS. Segundo ele, renovação de documentos, transferências de bens, registros de votos, operações médicas, inclusive em hospitais ou clínicas particulares, passam a ser aceitos.

Sendo assim, as situações que agora valem como prova de vida e dispensam a necessidade de ir até uma agência bancária são as seguintes:

Publicidade

Publicidade

  • Consultas no SUS;
  • Registros de Vacinação;
  • Comprovante de votação nas eleições;
  • Emissão de passaporte, carteira de identidade ou de habilitação (CNH).

Além disso, idosos a partir de 80 anos ou pessoas que têm dificuldade de locomoção podem solicitar visita em domicílio, regra que já existia anteriormente. Nesse caso, é preciso fazer um agendamento pelo telefone 135.

Quem tem que fazer Prova de Vida do INSS?

Apesar dos novos critérios, é importante esclarecer que a prova de vida do INSS continua sendo um procedimento obrigatório para seguir recebendo benefícios. O que muda é que o procedimento ficou mais fácil.

A comprovação é um procedimento realizado para evitar fraudes e garantir a manutenção do benefício. Sendo assim, todos os beneficiários do INSS devem realizar a prova de vida.

Além disso, como o procedimento voltou a ser realizado em 2022, após ficar suspenso por conta da pandemia, vale a pena conferir o calendário da prova de vida neste ano.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário