Prova de vida: Banco do Brasil libera serviço por meio do app!

Boa notícia para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem o benefício pelo Banco do Brasil: a instituição financeira liberou a prova de vida em seu aplicativo.

Confira, aqui, detalhes sobre essa novidade e saiba como fazer a prova de vida no aplicativo do Banco do Brasil, sem precisar sair de casa!

prova de vida online inss banco do brasil

O que é a prova de vida INSS?

Trata-se de um procedimento obrigatório anual que deve ser feito por todos os aposentados, com a finalidade de reduzir a possibilidade de fraude, garantindo que o dinheiro seja realmente repassado ao segurado.

Como funciona a prova de vida INSS?

A princípio, a prova de vida INSS era feita presencialmente em agências dos bancos em que os segurados recebem a aposentadoria, bastava apresentar um documento para realizar o procedimento.

Em 2020, devido à pandemia de COVID-19, o governo federal suspendeu, por diversas vezes, a prova de vida. Dessa forma, contribuía-se para evitar aglomerações em bancos e que aposentados, que fazem parte do grupo de risco, ficassem mais suscetíveis a contaminações.

Durante o período de suspensão da prova de vida, o aposentado não precisava ir ao banco e continuaria recebendo o benefício. A última renovação da suspensão aconteceu recentemente, com validade até o final de abril. A partir de maio é obrigatório fazer a prova de vida.

O que acontece se não fizer a prova de vida?

Quando o aposentado não faz a prova de vida dentro do prazo, o INSS suspende o pagamento do benefício. Caso queira regularizar a situação e voltar a receber a aposentadoria, será preciso ir até o banco fazer o procedimento.

Prova de vida online INSS

Em 2020, o governo federal liberou um período de teste da prova de vida online para aposentados que tinham CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e/ou título de eleitor.

Nesse primeiro lote, 500 mil aposentados puderam fazer o procedimento digital, por meio do celular. Agora em 2021, o governo autorizou a prova de vida online para mais de 5,3 milhões de segurados do INSS.

Mas, esse aumento no número de contemplados ainda não é suficiente, afinal, o INSS possui cerca de 36 milhões de segurados. No entanto, a expectativa é que em longo prazo esse procedimento seja liberado para todos os beneficiários.

Prova de vida digital no Banco do Brasil

A novidade em relação à prova de vida é que segurados que recebem sua aposentadoria pelo Banco do Brasil conseguirão realizar o procedimento pelo aplicativo da própria instituição financeira.

Curiosamente, quando a procedimento foi liberado inicialmente só era possível realizá-lo pelo portal gov.br, que é uma plataforma de serviços do INSS.

O serviço já está disponível para aposentados que recebem seu benefício por meio de crédito em conta do BB. Quem recebe por saque com cartão ainda terá de esperar um pouco mais.

Como fazer a prova de vida no app do Banco do Brasil?

Mas, como fazer a prova de vida digital pelo aplicativo do Banco do Brasil? A seguir, apresentamos um passo a passo para facilitar a execução dessa tarefa. Acompanhe:

  1. Abra o aplicativo do Banco do Brasil e acesse a área de serviços. Caso não tenha o app, faça o download na Play Store (Android) ou App Store (iOS) gratuitamente;
  2. Toque em “INSS” e em “Prova de Vida do INSS”;
  3. Tire fotos da frente e verso de um documento oficial de identificação, como o RG;
  4. Posicione o celular como se fosse tirar uma selfie. Faça os movimentos com o rosto solicitados pelo aplicativo e tire as fotos;
  5. Finalize o serviço.

Assim que seguir esse passo a passo, as imagens serão encaminhadas para análise pela instituição financeira, para confirmar a identidade do beneficiário.

Durante esse período de análise, o aposentado consegue acompanhar cada etapa do serviço no próprio aplicativo. Caso o banco entenda que as imagens são inconclusivas, pedirá para o segurado fazer o processo novamente.

Quem recebe o benefício pelo Banco do Brasil e não fez a prova de vida em 2020 poderá regularizar a situação pelo aplicativo. A instituição financeira encaminhará notificações aos aposentados para que façam pelo app.

Se o aposentado correntista não tiver o aplicativo instalado em seu celular, receberá um aviso no caixa eletrônico, quando utilizá-lo, para que baixe o app e faça a prova de vida online.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário