Empréstimo FGTS 2022: como vai funcionar

Descubra como vai funcionar o empréstimo FGTS 2022, quem pode solicitá-lo e como fazer para garantir o seu!

O empréstimo FGTS 2022 é uma alternativa para quem está com o orçamento apertado. Ainda não conhece essa alternativa? Então, continue a leitura e saiba como funciona esse crédito destinado ao trabalhador!

Como funciona o empréstimo FGTS 2022?

Trata-se de um empréstimo pessoal destinado ao trabalhador que aderiu ao programa de saque-aniversário do FGTS. Ele é concedido pela Caixa Econômica Federal e pode ser solicitado no aplicativo do banco, especificamente no Caixa Tem.

Publicidade

Publicidade

empréstimo fgts 2022

Essa linha de crédito já existe há algum tempo, a novidade é que em 2022 o valor mínimo do empréstimo é de R$ 500,00. Antes, era de R$ 2 mil, o que impedia pedir empréstimos de valores reduzidos.

Se solicitar o empréstimo e o pedido for aprovado, o dinheiro cai em sua conta em até um dia útil. Não há restrições quanto ao uso, podendo utilizar o valor para o que quiser.

A Caixa Econômica Federal aplica uma taxa de juros de 1,49% ao mês, bem como outras incidentes em transações financeiras, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Publicidade

Publicidade

O valor do empréstimo mais correções de taxas será cobrado no momento do pagamento do saque-aniversário do FGTS. A Caixa Econômica faz um débito automático em sua conta.

Se quiser, o trabalhador consegue antecipar até três anos de saque-aniversário do FGTS, mas tenha em mente que quanto maior o período de pagamento, maior o valor final pago para o banco.

A Caixa informa que não faz análise de risco de crédito junto a órgãos como o Serasa, pois o banco tem a garantia de recebimento do valor. Justamente por isso a taxa de juros é baixa e o empréstimo costuma ser liberado rapidamente.

Empréstimo FGTS 2022: quem pode solicitar?

A Caixa Econômica Federal estabeleceu alguns requisitos que o trabalhador precisa atender para conseguir solicitar o empréstimo FGTS 2022. Confira, a seguir, quais são eles:

  • Ter aderido ao programa de saque-aniversário do FGTS;
  • Possuir conta na Caixa e indicar o banco como instituição financeira autorizada a receber o saque-aniversário do FGTS;
  • Ter mais de 18 anos de idade ou ser emancipado;
  • Possuir saldo de FGTS suficiente para pagamento do empréstimo;
  • Autorizar a Caixa Econômica Federal a consultar informações sobre seu saldo de FGTS;
  • Estar com seu CPF em situação regular junto à Receita Federal, o que envolve não estar suspenso ou com erro de cadastro;
  • Estar adimplente com a Caixa Econômica Federal (sem dívidas anteriores) ou usar o valor do empréstimo para pagamento de débito preexistente.

Como solicitar o empréstimo FGTS 2022?

O empréstimo 2022 do FGTS pode ser solicitado online, sem precisar ir a uma agência da Caixa. Para isso, basta usar o aplicativo Caixa Tem. A seguir, apresentamos um passo a passo para lhe orientar na realização do pedido:

  1. Faça o download do aplicativo Caixa Tem na Play Store ou App Store;
  2. Acesse o app e faça login informando seu CPF e senha;
  3. Selecione a opção de empréstimo do saque-aniversário do FGTS, item disponível no menu de serviços;
  4. Toque em “simular” e informe o valor que deseja de empréstimo;
  5. Verifique os valores e datas de pagamento;
  6. Selecione a opção de pagamento que deseja e confirme a operação.

Assim que finalizar este passo a passo seus dados serão encaminhados para análise e o banco dá um retorno rápido sobre a aprovação. Se o empréstimo for liberado, o valor contratado estará em sua conta em até um dia útil.

Publicidade

Publicidade

Está enfrentando dificuldade para solicitar o empréstimo ou para receber o dinheiro contratado? Então, entre em contato com a Caixa Econômica Federal para relatar o problema e ter suporte no uso do serviço.

Como abrir conta no Caixa Tem

Ter conta na Caixa Econômica Federal é um dos principais requisitos para solicitar o empréstimo FGTS 2022. Quem ainda não possui pode abrir uma no aplicativo Caixa Tem, que é utilizado para pedir o empréstimo.

É simples abrir sua conta, basta fazer o download do aplicativo em seu celular, selecionar a alternativa de abrir conta e informar os dados pessoais requeridos (RG, CPF, renda e patrimônio).

A Caixa também pede para que o usuário envie uma selfie e informe uma conta de e-mail ativa (usada com frequência) para concluir a abertura da conta digital.

Publicidade

Se você já tem conta Caixa Tem e ela era usada para receber benefícios sociais, acesse o aplicativo e ele pedirá para você atualizar o cadastro. Siga as orientações e faça a atualização, o que liberará o serviço de empréstimo.

Publicidade

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário