Black Friday: 3 dicas para aproveitar sem cair em dívidas

Felipe Matozo

26/09/2022

A Black Friday 2022 está se aproximando, e para quem pretende aproveitar as promoções tão comuns nesse período, é importante acompanhar algumas dicas para que as ofertas não virem dores de cabeça.

Por isso, se você pretende gastar nessa Black Friday, veja a seguir alguns cuidados necessários para não cair em dívidas desnecessárias.

1 – Defina quanto você pode gastar na Black Friday

Algumas ofertas podem parecer imperdíveis por conta do tamanho do desconto, mas é preciso começar a gastar conhecendo seus limites.

Confira também
Quando é a Black Friday 2022?

Por isso, uma das dicas essenciais é definir um limite para suas compras na Black Friday com base na sua renda. Assim você pode somar os gastos de cada compra e evitar uma dívida que não caiba no seu bolso.

Mas é importante fazer esse planejamento pensando nos próximos meses. Afinal, não se esqueça que compras parceladas continuam pesando no seu orçamento por alguns meses.

2 – Crie uma ordem de prioridades

Para não correr o risco de deixar algo que você realmente precisa comprar de fora do carrinho por ter “estourado” o seu limite, faça uma lista com os itens essenciais.

Com isso, além de gastar com o necessário, fica mais fácil não “perder o foco” em meio a tantas ofertas disponíveis durante a Black Friday.

Além disso, ao juntar a lista de itens com o limite de gastos, você consegue entrar na Black Friday com os “pés no chão”, e se adaptar ao seu orçamento é uma das melhores formas de evitar dívidas.

3 – Pesquise bem e desconfie de descontos muito altos

Uma dica importante nessa época do ano é pesquisar os valores antes da Black Friday. Isso porque algumas lojas aumentam o preço dos produtos pouco antes dessa data para dar a impressão de desconto.

Por isso fique atento ao histórico de preços dos produtos. Além disso, pesquise também os valores do mesmo produto em diferentes lojas para conseguir a melhor oferta.

Outro cuidado muito importante é com os golpes. Nesse caso, pesquise a reputação da loja, procurando por avaliações de outros clientes, e tome cuidado com ofertas atraentes demais, pois elas podem ser falsas.

VEJA TAMBÉM
Black Friday 2022: como saber se a promoção é realmente boa?

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta