Black Friday – Golpes devem crescer – veja as dicas para evitar fraudes

Flavio Carvalho

11/11/2021

Este ano, a Black Friday está prevista para o dia 26 de novembro. A data atrai cada ano mais consumidores encantados por ótimas ofertas, principalmente em vendas on-line. Porém, com a proximidade da data, cresce também o número de fraudes e golpes.

Especialistas da área alertam que os criminosos visam a construção de páginas que simulam e-commerce, promoções falsas e perfis ilegítimos. Tudo criado para confundir e arrancar dinheiro de quem ainda pensa que obteve vantagem com a Black Friday.

Um click em algum link duvidoso por SMS já é o suficiente para que clientes tenham dados expostos aos criminosos, especialmente número de cartões de crédito e CPF.

O quanto deve aumentar o número de golpes?

Com base nos dados da ClearSale, empresa experiente em soluções antifraude, os crimes com esse intuito devem aumentar no total de 52% na Black Friday deste ano. No ano passado, aconteceram pelo menos 22.467 tentativas de fraudes, 9.822 no dia 26 e 12.645 no dia 27 de novembro.

O quanto deve aumentar o número de golpes (2)
Fonte/Reprodução: original

O cálculo para 2021 é o registro de pelo menos 34.089 tentativas de fraude. O estudo representa 0,88% dos pedidos fraudulentos para o dia 25 deste mês e 0,50% para o dia 26.

Quanto se estima em investimento na segurança?

Um total de mais de R$ 2,5 bilhões contra crimes ao consumidor e fraudes serão disponibilizados na Black Friday de 2021. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) atenta que mesmo que esse tipo de crime ocorra todos os dias, os criminosos se beneficiam do aumento do volume de ofertas para realizar seus golpes.

A estratégia mais usada por quadrilhas especializadas é a engenharia social. Essa tática consiste em uma manipulação que faz com que clientes exponham a eles seus dados confidenciais e pessoais.

Para não cair em algum tipo de fraude, o consumidor deve redobrar sua atenção, principalmente nesta época do ano, com relação a páginas de e-commerce suspeitas, promoções irreais, ofertas que chegam por e-mails, SMS ou até WhatsApp. Neste tipo de crime, é comum até mesmo a criação de perfis em redes sociais falsos.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

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