Alerta: aplicativos piratas do Auxílio Brasil estão prejudicando o cidadão!

Alerta aplicativos piratas do Auxílio Brasil estão prejudicando o cidadão! (1)
Fonte/Reprodução: original

Os aplicativos piratas do Auxílio Brasil passaram a prejudicar muitos beneficiários deste novo programa federal, visto que se passam pelo app oficial criado pela Caixa. O aplicativo oficial se distingue por ter o banco inserido ao lado de Auxílio Brasil. Veja abaixo os riscos e como evitar os aplicativos piratas do Auxílio Brasil.

Como esses aplicativos piratas do Auxílio Brasil chamam a atenção do beneficiário?

Alguns aplicativos piratas do Auxílio Brasil costumam prometer a consulta de calendários e valores atualizados de todos os pagamentos. Outros aplicativos enviam notificações o tempo todo às pessoas que instalaram os apps falsos.

Publicidade

Publicidade

Alerta aplicativos piratas do Auxílio Brasil estão prejudicando o cidadão! (2)
Fonte/Reprodução: original

Justamente por isso, é importante tomar extremo cuidado com os que pedem informações pessoais, como número de CPF e NIS, carteira de trabalho e o número de telefone. Portanto, estar atento é a melhor forma de não cair em golpes.

O que pode acontecer com quem se cadastra nos apps falsos?

As pessoas que instalarem aplicativos piratas do Auxílio Brasil devem tomar cuidado com os cibercriminosos, porque eles terão acesso a todos os seus dados pessoais e até mesmo financeiros.

É preciso que o Governo Federal crie campanhas para mostrar aos beneficiários o aplicativo oficial do Auxílio Brasil, dessa maneira conseguirão diferenciar de todos os outros presentes nas lojas de aplicativos da Play Store e Apple Store.

Publicidade

Publicidade

Como se proteger dessa ameaça?

Para saber se instalou, de fato, um aplicativo falso, ao abrir o app haverá pedidos excessivos de permissão de acesso. Não aceite, porque este aplicativo pegará os dados armazenados no seu celular.

É necessário ter um olhar mais crítico às permissões que solicitam acesso ao álbum de fotos, redes sociais e seus contatos na agenda do celular. O beneficiário deve recusar todos os pedidos e desinstalar de imediato estes aplicativos.

Qual o aplicativo oficial do Auxílio Brasil?

O aplicativo verdadeiro do Auxílio Brasil é o do Bolsa Família, que teve sua migração automática para o novo benefício. Esse app ficará disponível pouco a pouco aos usuários, para dessa maneira não haver congestionamento no acesso, como tem ocorrido nesses últimos dias.

Caso seja complicado realizar o download no momento, procure fazê-lo em outro horário por conta do alto número de pessoas que o procuram para baixar o app e fazer a consultar do benefício.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar