Bolsa do Povo: Veja como se Inscrever e tire suas dúvidas sobre o recebimento do cartão

Bolsa do Povo reúne diversas ações e ainda há como se inscrever em algumas delas. Enquanto isso, beneficiárias relatam problemas com o cartão


Neste ano, o governo de São Paulo criou o “Bolsa do Povo”, apontado pela atual gestão como o “maior programa de assistência social e transferência de renda da história do Estado”. O Bolsa do Povo reúne diversas ações em sete “eixos programáticos”, e em algumas delas ainda há como se inscrever.

Segundo o governo de São Paulo, o investimento total do programa deve ser R$ 1 bilhão para atender mais de 500 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social

Uma das principais iniciativas do programa é o Bolsa do Povo Educação, que oferece um auxílio de R$ 500 por mês para os participantes. Mas o programa também tem outras ações para a população de baixa renda, como o “Renda Cidadã”, “Vale Gás” e “Bolsa Trabalho”, conforme veremos a seguir.

Bolsa do Povo Veja como se Inscrever e tire suas dúvidas
Beneficiárias do Bolsa do Povo dizem que ainda não receberam o cartão do programa. Foto: Governo de SP

Como funciona o programa?

O Bolsa do Povo inclui medidas criadas recentemente pelo governo do Estado e ações que já existiam antes da sua criação. Ao todo, o site do programa reúne 15 iniciativas diferentes.

Como já adiantamos, estas ações do Bolsa do Povo estão reunidas em sete eixos programáticos, que são os seguintes:

  1. Assistência Social
  2. Educação
  3. Esporte
  4. Habitação
  5. Qualificação Profissional
  6. Saúde
  7. Trabalho

No caso do Bolsa do Povo Educação, os participantes recebem um cartão para realizar o saque e ter acesso ao benefício. Entretanto, algumas mães que participam do Bolsa do Povo Educação afirmam que ainda não receberam o cartão.

Nesse caso, a Secretaria da Educação de São Paulo informou que o problema aconteceu por falta de atualização nos endereços fornecidos e está solucionando os casos.

Como se inscrever no Bolsa do Povo?

Para se inscrever em alguma das ações do Bolsa do Povo, o interessado precisa confirmar se é elegível para o programa em questão e se as inscrições ainda estão abertas. 

Mas antes de mostrarmos os passos para se inscrever no Bolsa do Povo, é importante destacar que alguns programas já encerraram suas inscrições.

Em todo o caso, para conhecer melhor as iniciativas disponíveis e tentar a sua inscrição, o procedimento é o seguinte:

  1. Acesse o site do Bolsa do Povo;
  2. Clique em “Como Participo?” para ser direcionado à lista de ações disponíveis no programa;
  3. Cada ação terá um link que informa requisitos e valores se você clicar sobre. Se você se enquadra nos critérios de uma das ações, clique em “Se inscrever”;
  4. Na etapa seguinte, cada ação tem um procedimento diferente. Sendo assim, você será redirecionado para a página do programa de sua preferência para concluir a inscrição.

Além disso, os participantes do Bolsa do Povo devem se cadastrar no site para acessar as informações dos seus benefícios.

Para entender melhor como usar o site do programa, basta conferir o tutorial disponível no vídeo abaixo, produzido pelo governo de São Paulo.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.