Bolsa Família 2023: 3 exigências que o novo auxílio pode ter já a partir de janeiro
Confira algumas exigências que o Bolsa Família pode voltar a ter ao assumir o lugar do Auxílio Brasil em 2023
O governo eleito irá redesenhar o Auxílio Brasil em 2023 e trazer de volta exigências do antigo Bolsa Família, segundo a coordenadora do grupo de assistência social do governo de transição, Tereza Campello.
Além de voltar a se chamar “Bolsa Família”, conforme prometido pelo presidente eleito Lula (PT), o programa terá algumas regras antigas para receber o benefício.
A seguir, confira algumas das mudanças previstas para o novo Bolsa Família em 2023 e quais exigência o programa deverá ter.
Exigências previstas para o Bolsa Família em 2023
Em entrevista ao UOL News, Tereza Campello afirmou que o próximo governo não fará “alterações bruscas” no programa. No entanto, ela destacou que o presidente eleito irá conversar com diferentes setores da sociedade para “retomar esse processo de reconstrução do Bolsa Família”.
Confira também
Bolsa Família 2023 – Previsões: calendário, valores pagos e quem recebe
De acordo com Campello, o governo Lula irá retomar as “condicionalidades” do Bolsa Família “imediatamente”.
Por isso, a expectativa é que o programa volte a exigir comprovação de vacinação infantil e de frequência escolar. Além disso, o Bolsa Família também deve voltar a levar em conta a estrutura familiar.
Segundo Campello, houve uma “destruição do desenho do Bolsa Família” com o Auxílio Brasil, e o futuro governo irá “começar a retomar a cara do Bolsa Família, que olhava também a composição familiar”.
Portanto, a expectativa é que o Auxílio Brasil tenha pelo menos três novas exigências importantes ao mudar para Bolsa Família em 2023:
- Comprovação de vacinação infantil para não perder o benefício;
- Comprovação de frequência escolar para não perder o benefício;
- Critérios de composição familiar, ou seja, o benefício pode variar conforme o número de pessoas na família para garantir mais equidade.
Mas ainda de acordo com Tereza Campello, o governo irá reestruturar o programa de maneira que não cause instabilidade.
VEJA TAMBÉM
Bolsa Família 2023 fora do teto de gastos? Entenda por que essas são notícias ANIMADORAS