Bom comportamento no trânsito: Motorista SEM multas pode receber BENEFÍCIOS

Flavio Carvalho

23/09/2022

O Governo Federal, em parceria com a Senatran (Secretária Nacional de Trânsito), apresentou um programa que visa recompensar com uma série de benefícios os motoristas com bom comportamento no trânsito.

Tal programa recompensará motoristas sem infrações de trânsito acumulada. O bom comportamento ao volante pode render vantagens. Além disso, visa incentiver a segurança ao volante.

Veja nesta matéria como esse programa vai funcionar e, também, quais os principais benefícios ofertados.

Benefícios para os bons motoristas começam a ser pagos em outubro

Para participar do programa, o motorista precisa fazer um cadastro prévio no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no site da Senatran. Esse cadastro vai habilitar o condutor para que os benefícios sejam pagos, desde que o bom comportamento no trânsito seja comprovado. Esse bom comportamento é medido através da não acumulação de multas.

Segundo repassado pelos órgãos envolvidos, os benefícios para os bons condutores começaram a ser pagos a partir do dia 13 de outubro. Portanto, a data coincide com as outras ações de conscientização sobre a segurança ao direigir, promovidas durante a Semana Nacional do Trânsito.

LEIA COM ATENÇÃO AQUI:
Veja o que fazer caso seja REPROVADO no teste do Detran

Benefícios ofertados aos bons motoristas pelo “Cadastro Positivo de Condutores”

Os motoristas que se habilitarem para receberem os benefícios ofertados pelo Cadastro Positivo de Condutores, terão: descontos em seguradoras, desconto na locação de veículos e, também, valores diferenciados em estacionamentos privados.

Ao que tudo indica, também, haverá uma série de descontos em serviços ofertados pelo Detran de cada estado.

Então, os benefícios ofertados pelo Detran de cada estado pode variar, entre:

  • Descontos em documentos; e
  • Descontos em taxas obrigatórias.

Motorista que não recebe os benefícios ofertados por não terem bom comportamento no trânsito

O motorista que descumprir qualquer um dos itens estabelecidos pelo programa não poderá receber os benefícios ofertados. Portanto, entre esses itens que retiram os motorista da lista dos beneficiados pelo programa, estão:

  • Multas por infração de trânsito;
  • CNH vencida (e não renovada) ou em processo de cassação;
  • Condutor estiver cumprindo pena provativa em liberdade;
  • Direito de dirigir suspenso;
  • Condutor se recusa a participar.

Os dados se atualizarão mensalmente no sistema da Senatran. Sendo assim, o motorista terá uma atualização mensal da sua condição entre os bons condutores e merecedores dos benefícios. Sendo assim, acesse o site do Senatran (clique aqui) e veja como participar do programa

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.