Seu cachorro lambe o seu rosto? Saiba o que ele está querendo dizer com isso

Elouise Lopes

04/04/2023

O cachorro é um grande amigo do ser humano, e quer estar junto todo o tempo. Um dos gestos do cachorro que mais comovem as pessoas é quando ele lambe o rosto delas, mesmo sem saber o que significa.

Veja também: Seu cachorro está estressado? Veja 8 possíveis motivos e como acalmá-lo

Os cachorros são animais que tentam se comunicar com os humanos o tempo todo e diferentes formas. Por isso, é bom ficar de olho nos gestos dele.

Seu cachorro lambe o seu rosto? Saiba o que ele está querendo dizer com isso

Nas próximas linhas, você vai ficar sabendo qual o significado de o cachorro te lamber no rosto.

Saudação

Pode ser que você tenha recebido visitas em casa e ter notado que seu cachorro foi até o rosto da pessoa e só sossegou depois de dar uma boa lambida, como ele faz com as pessoas que moram na casa.

Isso muitas vezes pode até gerar um certo ciúme, mas o tutor pode ficar bem tranquilo, porque o coração de um cachorro é gigante e tem espaço para todo mundo.

Algo que você precisa saber sobre isso é que o cachorro também pode lamber o rosto de alguém como um gesto de saudação. Ele quer dizer que, se o dono da casa está satisfeito com a visita que está chegando, ele também está e, por isso, a visita é bem-vinda.

Solicitando atenção

Uma forma de o cão solicitar a atenção de seu tutor é lamber o rosto dele.

Essa lambida para pedir atenção pode ser porque ele está querendo brincar com você um pouco. O cachorro é um animal que sempre vai querer bastante atenção de seu dono.

Da mesma forma, tem uma chance de essa lambida ser um jeito de chamar atenção de seu tutor, para prestar alguma ajuda.

Afinal, o cachorro precisa de você para colocar comida para ele, por exemplo.

No geral, é bom ficar de olho em outros comportamentos que o cachorro pode ter nesse momento, para ter mais clareza sobre o que ele pode estar querendo dizer para você.

Pedindo água ou comida

Também pode ser que o seu pet esteja lambendo o seu rosto por simplesmente estar com fome ou sede.

Em geral, os cães são animais que, quando as necessidades fisiológicas apertam, não vão se importar nenhum pouco em tirar seus donos de seus afazeres.

Desse modo, eles vão exigir atenção e que você atenda ao pedido deles, tentando chamar a atenção como puderem.

Alguns cães podem até mesmo “dar patadas” em seus donos para que eles vão lhes dar água e comida. O melhor mesmo é ir ajudá-los assim que eles derem uma primeira demonstração de que estão precisando tomar água ou se alimentar.

Demonstração de afeto

Também existem boas chances de o seu cachorro estar demonstrando afeto e carinho por você ao lamberem o seu rosto.

Como bons animais sociais que são, os cachorros simplesmente sentem uma necessidade de se comunicarem com seus donos. Uma das formas de fazer isso, para dizer que os amam, é lamber o rosto de quem cuida deles.

É uma forma bem fofa de agradecer o carinho e o amor que o humano lhe dá. Também é um jeito de cãozinho dizer que o seu dono é muito importante para ele.

Quando seu cachorro lamber você, não deixe de retribuir o carinho, com uma afagada nos pelos ou um bom carinho na orelha (já que eles adoram carinhos nessa região).

Problemas de saúde

Os comportamentos do cachorro também podem indicar um pouco de como está a saúde desse animal. Se ele fica querendo lamber o tempo todo, isso pode ser um indicativo de que tem alguma coisa fora de ordem.

Caso você perceba que esse hábito está associado a outros sintomas, como coceira constante, por exemplo, existe uma possibilidade de o cãozinho estar com alguma infecção ou alergia.

Por via das dúvidas, é sempre bom levar o seu cãozinho ao veterinário e colocar os exames em dia. Esse é o jeito mais eficaz de prevenir doenças e garantir que o animal viva mais alguns longos anos com você.

Não é à toa que levar o cachorro ao veterinário regularmente é uma ótima demonstração de amor que você pode dar ao seu amigo de quatro patas, embora nem sempre o animal goste.

No geral, tenha atenção e cuidado, para evitar complicações de saúde para o seu companheiro.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta