Calendário Licenciamento 2022 MT divulgado. Veja as datas e condições de pagamento

Descubra aqui tudo sobre o licenciamento 2022 no MT e confira o calendário e as condições para pagamento divulgadas pelo Detran-MT!

Depois de muita espera, o Departamento de Trânsito (Detran) de Matro Grosso (MT) divulgou o Calendário de Licenciamento, com orientações aos proprietários de veículos em relação às datas e aos prazos aos quais eles deverão se atentar durante o processo de licenciamento em 2022.

De acordo com o calendário, o processo de licenciamento 2022 em MT vai de março até o mês de outubro. O prazo de vencimento varia de acordo com o número final da placa do veículo.

Publicidade

Publicidade

Calendário completo de Pagamento do Licenciamento MT 2022

  • Março — Veículos com finais de placa 1, 2 e 3
  • Abril — Veículos com final de placa 4
  • Maio — Veículos com final de placa 5
  • Junho — Veículos com final de placa 6
  • Julho — Veículos com final de placa 7
  • Agosto — Veículos com final de placa 8
  • Setembro — Veículos com final de placa 9
  • Outubro — Veículos com final de placa 0

Além disso, convém lembrar que, caso você não pague no mês correspondente ao número final da placa do seu veículo, uma multa e uma taxa de juros serão adicionadas ao seu débito.

Confira também:
IPVA 2022 MT: Projeto que prevê congelamento de valores é aprovado em primeiro turno

Valores e Condições de Pagamento

O valor do Licenciamento no MT em 2022 está em média custando ao proprietário do veículo R$ 140,00. A emissão da guia de pagamento da taxa de licenciamento é feita através do site do Detran (clique aqui e preencha a opção “Consulte seu veículo”) e dos aplicativos MT Cidadão (Governo Estadual) e Carteira Digital de Trânsito (Governo Federal). Além disso, para a consulta, você precisará informar a placa e o Renavam do veículo.

Publicidade

Publicidade

Depois de emitida, você poderá pagar a guia de pagamento da taxa de licenciamento 2022 através do internet banking ou em agências bancárias credenciadas no MT. Como, por exemplo, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Sicredi, Bancoob, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, UniBanco, Primacredi e Santander.

Caso você esteja em débito com o sistema, por estar com o licenciamento atrasado, ou então por estar com multas de trânsito, por exemplo, faça a regulamentação o quanto antes. Além disso, caso não seja pago em dia (levando-se em consideração o calendário acima), multas e juros são acrescentados ao valor do licenciamento.

O que é o licenciamento?

Calendário Licenciamento 2022 MT divulgado. Veja as datas e condições de pagamento (Imagem: Reprodução/Detran-MT)
MT divulga calendário para pagamento do licenciamenot no estado (Imagem: Reprodução/Detran-MT)

O licenciamento é um procedimento que garante ao veículo (e ao seu proprietário) permissão para circular por ruas. Ele atesta que o automóvel está de acordo com todas as normas ambientais e de segurança. Por fim, ao término do processo, que é anual, o motorista renova o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Além disso, fora o pagamento da taxa, para estar com o licenciamento em dia é preciso que o motorista também efetue o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e, a depender do estado, do Seguro Obrigatório DPVAT.

Caso você não licencie seu veículo, você estará sujeito a multas e punições mais graves, como pontos na carteira e até mesmo a apreensão do automóvel.

Gostou dessa matéria? Pois aproveite e confira também:
IPVA 2022 MT: É possível utilizar pontos do Nota MT para pagar o IPVA. Veja como!

Publicidade

Publicidade

Fonte: Detran-MT

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação e revisão de textos para Web. Apaixonado por poesia, literatura, games, tecnologia e gatos.
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário