Carros com placa final 1 podem rodar até quando?

Felipe Matozo

02/06/2023

Quer saber até quando os carros com placa final 1 podem rodar, por conta do rodízio de veículos que ocorre em São Paulo?

Se sim, você está no lugar certo! Vamos mergulhar no mundo do rodízio de carros na maior cidade do Brasil e descobrir como ele afeta os carros com placa final 1 e 2.

[lwptoc]

Rodízio para carros placa final 1

Carros com placa final 1 podem rodar até quando?

Veja até quando carros com placa final 1 podem rodar em São Paulo. Foto: Jean Depocas/Canva

Em São Paulo, o rodízio de veículos é uma realidade com a qual os motoristas precisam lidar. Para carros com placa final 1 e 2, a restrição de circulação ocorre às segundas-feiras.

Sendo assim, se o último dígito da placa do seu carro for 1, você precisará planejar suas viagens na cidade levando em consideração essa restrição.

Que horas começa o rodízio para carros placa final 1?

Mas quais são os horários de restrição. O rodízio para carros placa final 1 e 2 começa às 7h e vai até às 10h, retornando das 17h às 20h.

Durante esses horários, é proibido circular no Centro Expandido de São Paulo. Portanto, se você tem um compromisso nesse horário, é melhor deixar o carro em casa!

Enquanto isso, no intervalo entre 10h01 e 16h59, é possível circular pela região sem se preocupar com o rodízio.

Como funciona o rodízio de carros em São Paulo?

O rodízio de carros em São Paulo é uma estratégia que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) implementou para reduzir o congestionamento na cidade.

A regra é simples: dependendo do último dígito da placa do seu carro, há um dia da semana em que você não pode dirigir em certas áreas da cidade durante os horários de pico.

O cronograma do rodízio de veículos de São Paulo funciona da seguinte maneira:

  • Segunda-feira: restrição veículos com placas de final 1 e 2;
  • Terça-feira: restrição para placas de final 3 e 4;
  • Quarta-feira: restrição placas de final 5 e 6;
  • Quinta-feira: restrição para placas de final 7 e 8;
  • Sexta-feira: restrição para placas de final 9 e 0.

Quais carros precisam obedecer?

De modo geral, todos os carros de passeio e caminhões precisam obedecer ao rodízio em São Paulo. Aliás, a regra vale independentemente do lugar onde a placa do veículo foi emitida.

Ou seja: mesmo que o seu carro tenha uma placa de outra cidade, estado ou país, você ainda precisa seguir as regras do rodízio.

Quais veículos estão imunes?

Existem algumas exceções à regra do rodízio. Veículos de transporte coletivo, táxis, motocicletas, guinchos, ambulâncias, veículos de policiamento e defesa civil, e veículos movidos a energia elétrica ou hidrogênio estão isentos do rodízio.

O que acontece com quem desrespeita o rodízio de veículos?

Desrespeitar o rodízio de veículos em São Paulo pode resultar em multas e pontos na carteira de motorista.

Pois é, a infração é de gravidade média, o que significa que pode render uma multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.

Além disso, é importante destacar que se você for pego desrespeitando o rodízio duas vezes no mesmo dia, poderá receber duas multas!

Qual a função do rodízio?

O principal objetivo do rodízio de veículos em São Paulo é reduzir o tráfego nas áreas mais congestionadas da cidade.

Afinal, com a maior cidade do Brasil abrigando milhões de veículos, o rodízio é uma maneira de tentar manter o trânsito fluindo e reduzir a poluição do ar.

Em qual região de São Paulo acontece o rodízio?

O rodízio de veículos não acontece em toda a cidade de São Paulo! Na verdade, ele ocorre no Centro Expandido da cidade, que é delimitado por avenidas e marginais do Minianel Viário.

Mas isso inclui algumas das principais vias da cidade, como a Marginal do Rio Tietê, a Marginal do Rio Pinheiros e a Avenida dos Bandeirantes. Portanto, fique atento ao rodar por São Paulo!

Você também pode gostar de ler
Os 5 carros que vão te fazer esquecer o preço da gasolina

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta