Carros de leilões ficam mais caros com mercado reaquecendo!

Mercado dos carros de leilões ficam mais caros e só vai reaquecendo, tudo e muito mais você só vê aqui No Detalhe.

Quem é fã de carros sabe que a cada dia que passa o valor dos carros de leilões pode aumentar ou diminuir de acordo com seu valor no mercado e nesse meio, os carros de leilão tem sido uma boa opção para quem deseja comprar um carro por um valor mais acessível, seja para uso pessoal, seja para trabalho! 

Com o mercado reaquecendo, os carros de leilão passaram a ficar mais caros devido à grande procura no ano de 2021. Por conta da pandemia, muitas pessoas ficaram desempregadas, gerando a necessidade de se trabalhar com outros meios como o trabalho de motorista de aplicativo. 

Publicidade

Publicidade

Devido a essa alta demanda, os carros de leilão ficaram mais caros, chegando a ficar 20% mais caros. Pensando nisso tudo, fica a dúvida:  vale a pena comprar um carro de leilão? Acompanhe no artigo de hoje.

O que são carros de leilões?

Carros de leilão são carros usados ou seminovos que, por razões maiores, são levados para leilão.

Os motivos incluem quando o carro foi roubado ou furtado, bem como caso o proprietário não tenha terminado de pagar o financiamento do veículo ou esteja com a documentação do carro atrasada, com débitos no IPVA e sem licenciamento.

Publicidade

Publicidade

Apesar de haver certa polêmica quanto aos carros de leilões, nem todos são fruto de roubos e furtos, alguns carros podem ir à leilão devido à montadora estar fazendo uma renovação na frota e nesses casos, é possível encontrar um carro seminovo em perfeito estado. 

Carros de leilões ficam mais caros com mercado reaquecendo!
Fonte/Reprodução: original

Os leilões podem acontecer de diversas formas podendo ser um leilão do governo, por exemplo, onde carros apreendidos pelo Detran de cada estado são leiloados. Isso pode ocorrer devido ao não pagamento do IPVA e licenciamento ou que simplesmente não foram buscados pelos donos no local. 

Então, de modo a liberar o espaço no local e também quitar as dívidas do veículo, os carros são leiloados.

Onde surgem os carros de leilões para comprar?

A origem dos carros vai depender muito de qual é a origem do leilão. Confira abaixo os tipos de leilões existentes:

  • Leilão de bancos: O objetivo do leilão é recuperar o valor que o banco investiu no financiamento do carro, ou seja, trata-se de carros que os donos não quitaram o financiamento e por isso, ele voltou para a instituição que intermediou a compra.
  • Leilão de seguradora: Trata-se de um leilão realizado pelas seguradoras e geralmente são carros recuperados de furtos e roubos ou que passaram por sinistros (batidas, arranhões, etc.). Nestes casos, é muito fácil encontrar danos nos veículos.
  • Leilão de montadoras: São carros que a própria montadora não deseja mais utilizar em suas concessionárias devido à renovação da frota ou que sofreram algum tipo de dano quando transportados. 
  • Leilão do governo: Nesse caso, os carros leiloados são carros que foram apreendidos pelo Detran da região que possuem algum tipo de inadimplência financeira ou que não possuem licenciamento e nem foram reclamados pelos seus donos.

Conhecendo cada tipo de leilão é possível conhecer qual a origem dos carros porém, antes de participar de um leilão (seja online ou presencial), é necessário buscar alguns dados sobre o carro antes de fechar a compra como por exemplo débitos a serem quitados, possíveis gastos com a recuperação do veículo, entre outras questões.

Por isso, recomendamos sempre a presença de um mecânico ou de alguém especializado na análise de carros para auxiliar você na hora da compra e assegurar estar fazendo um bom negócio. 

Mesmo com o aumento, vale a pena comprar carros de leilões?

Publicidade

Publicidade

Para responder a essa pergunta é preciso avaliar qual é o valor do carro para quem o adquire.

Os leilões se apresentam como uma boa alternativa para quem deseja obter um veículo sem pagar muito, porém, como o valor tem aumentado é necessário colocar na balança algumas questões pois, se o valor do veículo em leilão for maior ou igual a de um carro novo, é preciso avaliar se realmente vale a pena.

Outra desvantagem é que muitas vezes as seguradoras não querem realizar a cobertura do veículo e as que aceitam, podem cobrar um valor mais alto. 

Contudo, é sempre recomendado que, antes de participar de um leilão, a pessoa leia todo o edital, esclarecendo todas as suas dúvidas com os responsáveis pelo leilão bem como realizar uma avaliação total do veículo e ver se não estará levando prejuízo. No final, é a pessoa quem decide se vale ou não a pena comprar o veículo. 

Publicidade

Se você gosta de se informar sobre carros e sobre o mercado dos veículos, não deixe de acessar nossos conteúdos e ler as nossas matérias! 

Publicidade

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário