Cartão de crédito corporativo: o que é, como e por qual motivo usar?
Tem uma empresa e ainda não usa o cartão de crédito corporativo? Venha entender o quão útil ele será para a sua vida!
O cartão de crédito corporativo serve para o empreendedor muitas vezes fazer investimentos para a melhoria do seu negócio ou mesmo para suprir as necessidades básicas para o funcionamento de sua empresa.
Nesses momentos, ter este cartão é de uma grande ajuda. Se você não sabe o que é isso e como funciona, fique ligado que esse texto vai te esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto!
O que é o cartão de crédito corporativo?
Como indicado no início do texto, o cartão corporativo é uma ferramenta que pode ser usada pelo dono de empresa para suprir gastos associados a ela (e somente isso). Podem ser gastos diretos ou indiretos, mas o importante é ser relacionado ao seu negócio. Ele não tem nada a ver com as suas pendências ou necessidades pessoais.
O cartão pode ser de crédito ou de débito e para conseguir um é preciso ter CNPJ (já que ele destina-se a pessoas jurídicas). Ele pode ser usado tanto pelos sócios como pelos funcionários da empresa.
Como o cartão de crédito corporativo funciona?
A rotina de gastos de uma empresa pode ser complicada de manter dentro dos trilhos, principalmente quando ela está misturada com os gastos pessoais.
Usando um cartão corporativo é possível ter uma noção mais clara e completa de como estão sendo feitas as movimentações financeiras.
Despesas como viagens de negócios, combustível dos veículos da empresa, compra de equipamentos e insumos não podem estar juntas das contas relativas às compras feitas para a sua casa, por exemplo.
É nessas horas que o cartão corporativo deve ser acionado. Do ponto de vista prático, ele funciona da mesma forma que um cartão de pessoa física. Você pode parcelar suas compras em comércios físicos ou em lojas online e também negociar o limite disponível.
Também existe a possibilidade de ter mais de um cartão na empresa. Para isso, uma solicitação deve ser feita ao banco emissor.
Por qual motivo usar este cartão?
As várias as vantagens desse tipo de serviço. Por exemplo, ele facilita a gestão das despesas externas, ou seja, quando um funcionário precisa fazer uma viagem de negócios, ele não vai precisar pagar do próprio bolso as despesas para depois ser reembolsado pela empresa. O cartão corporativo resolve esse tipo de problema.
Também ajuda na hora de controlar o dispêndio pessoal, não misturando-o com o da empresa, o que também se caracteriza como um risco contábil.
Outra vantagem relacionada a gestão do dinheiro, é que o cartão corporativo centraliza os gastos e possibilita a análise cuidadosa deles. Na hora de fazer um corte de gastos isso ajuda bastante.