Cartão do Auxílio Brasil: quando chega? Quem vai receber? Tire todas as suas dúvidas

Fique sabendo quando o cartão do Auxílio Brasil será entregue, quem irá receber e outras dúvidas referente ao produto do programa social.


Uma novidade que o Auxílio Brasil está trazendo para os beneficiários do programa que substitui o antigo Bolsa Família é um cartão que irá facilitar o saque do benefício para quem o recebe.

Será possível que o beneficiário faça compras em débito automático e saque parte ou todo o benefício na Caixa e em bancos 24h.

A seguir, você fica sabendo quando o cartão do Auxílio Brasil vai ser entregue, quem vai receber o cartão e outras informações. Continue lendo!

Quando vai ser entregue o cartão do Auxílio Brasil?

Cartão do Auxílio Brasil: quando chega? Quem vai receber? Tire todas as suas dúvidas
Fique sabendo quando o cartão do Auxílio Brasil será entregue, quem irá receber e outras dúvidas referente ao produto do programa social. (Imagem: Reprodução/Internet)

Em conformidade com o Ministério da Cidadania, foram emitidas 3,2 milhões de unidades do cartão com chip durante o mês de junho.

Desde junho, os cartões estão sendo enviados para as famílias que fazem parte do Auxílio Brasil. Todas as 6,6 milhões de famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021 e recebem o benefício na modalidade poupança social digital devem receber unidades do cartão.

Com o cartão, os beneficiários do programa poderão fazer compras em débito automático. Também vão poder fazer saque de parte ou de todo o benefício na Caixa Econômica Federal ou em bancos 24h.

Para saber quando o cartão será entregue, as famílias podem fazer o acompanhamento do envio.

Como acompanhar o envio do cartão?

Vai ser possível fazer esse acompanhamento ligando na Central de Atendimento da Caixa, pelo telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas.

Os beneficiários do programa que substitui o antigo Bolsa Família também poderão fazer isso presencialmente, indo até as agências da Caixa.

Será preciso solicitar o cartão?

Não será necessário que os cidadãos solicitem o cartão do Auxílio Brasil, pois ele será automaticamente destinado a quem já está cadastrado no programa, de forma gratuita.

O Ministério da Cidadania afirmou que famílias residentes de municípios que não apresentam ou apresentam poucos canais de pagamento da Caixa ganharam prioridade para receber o cartão.

Quem ainda não recebeu o cartão poderá seguir recebendo o pagamento do benefício com o cartão do antigo Bolsa Família, como tem feito até então.

Quem vai receber o cartão do Auxílio Brasil?

O Ministério da Cidadania informou que inicialmente apenas irão receber o cartão do Auxílio Brasil aquelas famílias que recebem o benefício na modalidade poupança social digital e tiveram o benefício concedido a partir de dezembro de 2021. 

Até o momento, 3,2 milhões de unidades do cartão com chip foram emitidas. No entanto, a estimativa é que um total aproximado de 6,6 milhões de famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021 e recebem o benefício na modalidade poupança social digital venham a receber o produto.

Para que vai servir o cartão do programa social?

Os serviços a serem acessados a partir do cartão do Auxílio Brasil são:

  • Até dois saques por mês em terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente;
  • Até dois saques por mês em bancos 24h;
  • Até três transferências por mês, para contas de outros bancos;
  • Transferências ilimitadas para contas da Caixa;
  • Transferências e recebimentos ilimitados via Pix.

Tendo o cartão e uma conta poupança digital social, o cidadão pode ter acesso a todos esses serviços de maneira gratuita.

Quais informações vão aparecer no cartão?

Na parte frontal do cartão do Auxílio Brasil, o portador do produto irá encontrar as seguintes informações:

  • Número do cartão;
  • Identificação do Programa Auxílio Brasil;
  • NIS do Responsável Familiar (RF);
  • Nome do RF;
  • Validade do cartão;
  • Número da conta.

Enquanto isso, na parte de trás do cartão, o beneficiário irá ter informações como:

  • Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
  • Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
  • Bandeira do Caixa Aqui;
  • QR Code;
  • Bandeira do banco 24Horas; e
  • Bandeira da Elo ou Visa.

Veja também: Mark Zuckerberg: “essa pode ser uma das piores crises da história recente”

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.