Cartão do Auxílio Brasil: quando chega? Quem vai receber? Tire todas as suas dúvidas
Fique sabendo quando o cartão do Auxílio Brasil será entregue, quem irá receber e outras dúvidas referente ao produto do programa social.
Uma novidade que o Auxílio Brasil está trazendo para os beneficiários do programa que substitui o antigo Bolsa Família é um cartão que irá facilitar o saque do benefício para quem o recebe.
Será possível que o beneficiário faça compras em débito automático e saque parte ou todo o benefício na Caixa e em bancos 24h.
A seguir, você fica sabendo quando o cartão do Auxílio Brasil vai ser entregue, quem vai receber o cartão e outras informações. Continue lendo!
Quando vai ser entregue o cartão do Auxílio Brasil?
Em conformidade com o Ministério da Cidadania, foram emitidas 3,2 milhões de unidades do cartão com chip durante o mês de junho.
Desde junho, os cartões estão sendo enviados para as famílias que fazem parte do Auxílio Brasil. Todas as 6,6 milhões de famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021 e recebem o benefício na modalidade poupança social digital devem receber unidades do cartão.
Com o cartão, os beneficiários do programa poderão fazer compras em débito automático. Também vão poder fazer saque de parte ou de todo o benefício na Caixa Econômica Federal ou em bancos 24h.
Para saber quando o cartão será entregue, as famílias podem fazer o acompanhamento do envio.
Como acompanhar o envio do cartão?
Vai ser possível fazer esse acompanhamento ligando na Central de Atendimento da Caixa, pelo telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas.
Os beneficiários do programa que substitui o antigo Bolsa Família também poderão fazer isso presencialmente, indo até as agências da Caixa.
Será preciso solicitar o cartão?
Não será necessário que os cidadãos solicitem o cartão do Auxílio Brasil, pois ele será automaticamente destinado a quem já está cadastrado no programa, de forma gratuita.
O Ministério da Cidadania afirmou que famílias residentes de municípios que não apresentam ou apresentam poucos canais de pagamento da Caixa ganharam prioridade para receber o cartão.
Quem ainda não recebeu o cartão poderá seguir recebendo o pagamento do benefício com o cartão do antigo Bolsa Família, como tem feito até então.
Quem vai receber o cartão do Auxílio Brasil?
O Ministério da Cidadania informou que inicialmente apenas irão receber o cartão do Auxílio Brasil aquelas famílias que recebem o benefício na modalidade poupança social digital e tiveram o benefício concedido a partir de dezembro de 2021.
Até o momento, 3,2 milhões de unidades do cartão com chip foram emitidas. No entanto, a estimativa é que um total aproximado de 6,6 milhões de famílias que ingressaram no programa a partir de novembro de 2021 e recebem o benefício na modalidade poupança social digital venham a receber o produto.
Para que vai servir o cartão do programa social?
Os serviços a serem acessados a partir do cartão do Auxílio Brasil são:
- Até dois saques por mês em terminal de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente;
- Até dois saques por mês em bancos 24h;
- Até três transferências por mês, para contas de outros bancos;
- Transferências ilimitadas para contas da Caixa;
- Transferências e recebimentos ilimitados via Pix.
Tendo o cartão e uma conta poupança digital social, o cidadão pode ter acesso a todos esses serviços de maneira gratuita.
Quais informações vão aparecer no cartão?
Na parte frontal do cartão do Auxílio Brasil, o portador do produto irá encontrar as seguintes informações:
- Número do cartão;
- Identificação do Programa Auxílio Brasil;
- NIS do Responsável Familiar (RF);
- Nome do RF;
- Validade do cartão;
- Número da conta.
Enquanto isso, na parte de trás do cartão, o beneficiário irá ter informações como:
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
- Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
- Bandeira do Caixa Aqui;
- QR Code;
- Bandeira do banco 24Horas; e
- Bandeira da Elo ou Visa.
Veja também: Mark Zuckerberg: “essa pode ser uma das piores crises da história recente”