Churrasco na panela de pressão: tendência ou traição?

Felipe Matozo

19/01/2023

Você já ouviu falar em churrasco na panela de pressão? Pois é, esta é uma opção bastante prática para quem quer comer um churrasco, mas não tem uma churrasqueira em casa.

Como funciona o churrasco na panela de pressão?

Esta é uma forma de preparar carnes de uma maneira menos convencional. Mas se você usar as técnicas certas, elas podem ficar bem macias e saborosas.

Um churrasco na panela de pressão pode ser feito com cortes de carne bovina, suína, embutidos e frangos. Uma das principais vantagens dessa opção é que você não precisa ficar de olho na carne o tempo todo, como acontece com churrascos na grelha.

Afinal, é só colocar a panela no fogo e esperar primeiro que ela pegue pressão, e depois cronometrar o tempo necessário para que a carne fique pronta. Ou seja, funciona como qualquer receita feita na panela de pressão.

Dicas para fazer um churrasco na panela de pressão

O primeiro cuidado que você deve ter neste tipo de churrasco é com o tempero da carne. Afinal, é preciso escolher temperos que não entupam a válvula de segurança da panela de pressão.

Para que a receita tenha mais cara de churrasco do que de carne de panela, vale a pena incluir produtos já defumados. Nesse caso, linguiças defumadas podem ser ótimas escolhas, assim como o bacon.

Alguns temperos prontos também podem contribuir para dar uma diferenciada neste tipo de churrasco, como dry rub, chimichurri e lemon pepper.

Outra dica que vale a pena levar em consideração na hora de fazer o seu churrasco na panela de pressão é fazer uma “cama” para as carnes. Ou seja, uma proteção para evitar que a carne tenha contato direto com o fundo da panela.

Nesse caso, uma recomendação de Valtão Oliveira, do site e canal TV Churrasco, é “forrar” o fundo da panela com cebola, batatas e cenoura.

Receita de churrasco completo na panela de pressão

Se você ficou interessado e quer testar esse tipo de churrasco em casa, confira a seguir algumas receitas simples para entender melhor como ele funciona.

Esta é uma receita que leva três tipos de carne diferentes e até mesmo carvão, o que ajuda a dar aquele aroma especial de churrasco.

Os ingredientes são os seguintes:

  • Carvão;
  • 3 linguiças;
  • 3 costelinhas de porco;
  • 2 espetinhos de panceta;
  • 2 batatas;
  • 1 limão;
  • Papel Alumínio;
  • Folhas de louro;
  • Tomilho;
  • Orégano;
  • Alecrim;
  • Pimenta do Reino;
  • Pimenta Branca;
  • Azeite;
  • Sal.

Modo de preparo

Primeiro, você deve temperar a costelinha. Para isso, esprema um limão inteiro sobre ela e complete com azeite, sal, pimenta branca, orégano e folhas de louro, tudo a gosto.

Depois, corte as batatas em quatro parte e as tempere com azeite, sal, alecrim e tomilho a gosto. Deixa a costelinha e as batatas reservadas.

Em seguida, abra o papel alumínio e coloque os carvões com chimichurri, pimenta do reino e folhas de louro, tempero que irão aromatizar o carvão. Após colocar estes itens, enrole o papel alumínio em use um garfo para fazer furos no papel.

Na sequência, coloque tudo na panela de pressão: o carvão “temperado”, as linguiças, as costelinhas, os espetinhos de panceta e as batatas. Lembre se usar as batatas como uma cama para as carnes.

Feche a panela de pressão e ligue o fogão em fogo baixo. Quando a panela começar a fazer pressão, deixe por 20 minutos e desligue o fogo.

Por fim, basta esperar a pressão sair antes de abrir a panela e conferir se as carnes já estão prontas. Se você achar que as carnes ainda não estão prontas, feche a panela e deixe-a no fogo por mais alguns minutos.

Quando as carnes atingirem o ponto ideal, basta retirá-las da panela e servir com farofa.

Outras receitas

Se você sentiu falta de uma carne bovina nesse churrasco, também existem receitas que levam costela, contra-filé, coxão mole e coxão duro, por exemplo.

No vídeo abaixo, você pode conferir uma receita completa com costela e linguiça toscana:

Você também pode gostar de ler
5 tipos de carne MAIS INDICADOS para o seu churrasco de domingo (e que cabem no bolso)

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.