Cidades mais frias do Brasil: qual as 10 mais indicadas para morar?

Eduardo Peres

11/03/2023

Mesmo que o Brasil seja um país quente e tropical, ainda sim há momentos durante o ano em que o clima pode ficar bastante frio, principalmente no sul e sudeste.

Confira também: Como economizar eletricidade: listamos 8 técnicas (que funcionam)

Você já deve ter ideia de quais são as cidades mais frias do Brasil, principalmente se você vive no sul (spoiler: Curitiba não está nessa lista, para a surpresa de muitos).

Se você pensa em fazer turismo pelo país, ou se está pensando em se mudar para uma cidade que não é tão quente assim, veja aqui quais são as 10 melhores opções para se viver atualmente quando o assunto é temperatura baixa.

10 – São Bento do Sul (Santa Catarina)

Quem conhece bem a arquitetura europeia irá perceber que há uma grande quantidade de semelhanças entre a arquitetura da cidade e a da Europa. A cidade consegue ser bem fria ao longo de todo o ano, principalmente durante o inverno quando as temperaturas caem mais e as chances de aparecer geada aumentam. Esses fatores ajudam muito a atrair turistas e imigrantes de outras cidades e estados para o local.

9 – Campos do Jordão (São Paulo)

Conhecida pelos seus moradores como a “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão é a cidade mais fria do Estado de São Paulo, com suas temperaturas podendo chegar ao máximo nos 11°C durante o inverno e até 2°C durante a madrugada. Em casos mais extremos de frio, as temperaturas podem até mesmo chegar a ficar abaixo de 0.

8 – Camanducaia (Minas Gerais)

O Distrito do Monte Verde, localizado em Camanducaia, está a mais de 1500 metros acima do nível do mar, e, com isso, Camanducaia segura o recorde sendo a cidade mais fria do Estado de Minas Gerais.

As temperaturas mínimas na cidade conseguem chegar até 2°C durante o inverno. Além disso, Camanducaia é um dos principais pontos turísticos da Serra da Mantiqueira.

7 – Inácio Martins (Paraná)

Colonizada por europeus, Inácio Martins está localizada na Serra da Esperança próxima a várias cachoeiras, estando a 1200 metros acima do nível do mar.

E, por causa disso, as temperaturas na cidade são em média de 10°C durante o inverno, mas elas podem baixar mais com facilidade, já que em 2013 foram registrados -4,5°C.

6 – São Gabriel (Rio Grande do Sul)

As temperaturas de São Gabriel durante o inverno podem chegar até 8°C, mas podem chegar abaixo de 0 com facilidade. Além disso, a cidade possui uma grande quantidade de museus e prédios históricos, que preservam muito bem a cultura gaúcha e atraem uma grande quantidade de turistas para o lugar.

5 – Urubici (Santa Catarina)

Sendo conhecido como “o lugar mais frio do Brasil”, Urubici está localizada no Vale do Rio Canoas, e também é bastante conhecida como “Terra das Hortaliças”, sendo um dos locais mais altos do Estado de Santa Catarina.

Durante o inverno, a cidade possui em média 6°C de temperatura, mas os graus podem abaixar ainda mais. Inclusive, em 2017, houve partes da região que ficaram cobertas com neve devido ao frio, algo muito incomum para um país como o Brasil.

4 – São Joaquim (Santa Catarina)

A cidade é conhecida como “A Capital das Maçãs”, pois ela possui grande quantidade de pomares, plantações de cerejas e de parques nacionais, coisas que atraem muitos turistas para a cidade.

Mas, além do turismo, São Joaquim é, como vocês já devem ter adivinhado, muito fria, especialmente durante o inverno. Em 2018, os termômetros registraram 2,7°C, fazendo dela uma das cidades mais frias de Santa Catarina.

3 – São José dos Ausentes (Rio Grande do Sul)

Essa é a menor cidade da lista, contando apenas com 500 habitantes e está localizada no local mais alto do Rio Grande do Sul, o Monte Negro. A cidade conta com geadas constantes durante quase todo o inverno e, durante os meses de maio, junho e julho, as temperaturas podem chegar até -4°C.

2 – Bom Jardim da Serra (Santa Catarina)

Localizada na Serra do Rio Rastro, um dos locais mais famosos de Santa Catarina, Bom Jardim da Serra é a cidade mais fria do seu Estado e consegue atrair uma grande quantidade de turistas devido aos seus cânions e cachoeiras.

No ano de 2017, a cidade registrou -7,4°C, cobrindo boa parte da serra e a cidade com neve, algo que atraiu muitos turistas para ver o fenômeno que no Brasil é extremamente raro.

1 – Urupema (Rio Grande do Sul)

Urupema é considerada como a cidade mais fria de todo o Brasil. Pois, durante o verão, que é extremamente quente em outros estados, a temperatura máxima nessa cidade durante essa estação é de apenas 18°C, enquanto em estações mais frias, como o outono e inverno, as temperaturas chegam até a média de 8°C.

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.