Como economizar eletricidade: listamos 8 técnicas (que funcionam)

Felipe Matozo

07/03/2023

Economizar eletricidade é uma das formas mais eficientes de cortar custos e dar uma boa “aliviada no orçamento”.

Veja também: Siga esses passos para passar a sua roupa e ECONOMIZE no tempo e na energia elétrica

Por sorte, existem algumas técnicas simples que ajudam a economizar energia elétrica, já que muitas vez uma residência tem um consumo alto por motivos desnecessários.

Como economizar eletricidade listamos 8 técnicas (que funcionam)

Confira algumas dicas para economizar eletricidade. Foto: DilokaStudio/Freepik

A seguir, confira algumas dicas para economizar eletricidade, deixando a conta de luz mais baixa para poder aproveitar melhor o seu dinheiro.

1 – Economizar eletricidade poupando o ar-condicionado

Embora seja um item muito útil, principalmente em locais com temperaturas mais “extremas”, o ar-condicionado também é um dos principais “vilões” da conta de luz. Por isso, é importante ter um cuidado especial com este equipamento.

Mantenha o filtro do ar-condicionado limpo e troque-o com frequência. Afinal, um filtro sujo força o aparelho a trabalhar mais, o que aumenta o consumo de energia. Aqui nós já mostramos como limpar a poeira do seu ar-condicionado.

Além disso, outra técnica que pode “poupar o esforço” do ar-condicionado é usar cortinas e persianas para bloquear a luz solar direta em dias quentes, deixando o ambiente mais fresco.

2 – Pense com a geladeira fechada

Sempre chegue à geladeira decidido para não precisar deixar a porta aberta por muito tempo.

Este é um erro que muitas pessoas cometem e acaba forçando o motor da geladeira a trabalhar mais para manter a temperatura interna, pois a porta aberta faz com que o ar frio escape.

3 – Use a máquina de lavar roupas ‘de uma só vez’

Quando for lavar roupas, procure juntar o máximo de peças possível para conseguir usar a máquina de lavar apenas quando elas estiver cheia.

Algumas pessoas gostam de lavar roupas aos poucos, o que gera usos mais frequentes da máquina, mas estas várias cargas parciais consomem mais energia.

4 – Evite ‘horários de pico’

Você sabia que existem horários de pico no consumo de energia elétrica? Normalmente, isso acontece na faixa das 17h30 às 21h, quando muitas pessoas estão em casa ao mesmo tempo fazendo com que o uso geral costuma ser maior.

Neste período, o consumo de energia pode custar mais caro do que no restante do dia, então economizar eletricidade neste horário tem um efeito positivo na conta de luz.

5 – Desligar aparelhos fora de uso ajuda a economizar eletricidade

Conforme já explicamos aqui, deixar eletrônicos e eletrodomésticos quando eles não estão em uso é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem.

Afinal, muitos aparelhos consomem energia mesmo quando estão em modo de espera, o chamado “stand-by”. Dessa forma, se um equipamento for permanecer bastante sem uso, procure tirá-lo da tomada.

6 – O último que sair apaga a luz

Falando em coisas ligadas sem necessidade, sempre desligue as luzes quando sair de um cômodo. Parece bobeira, mas manter as luzes acesas em um ambiente vazio faz muita diferença na conta de energia elétrica.

Além disso, procure usar a luz natural em vez de luzes elétricas durante o dia. A não ser que o ambiente seja muito escuro, acenda as luzes apenas ao anoitecer.

7 – Evite lâmpadas incandescentes

Lâmpadas de LED ou fluorescentes compactas usam menos energia e duram mais tempo do que as lâmpadas incandescentes.

Para se ter uma ideia, as lâmpadas de LED chegam a ser 80% mais econômicas. Sendo assim, mesmo que estas lâmpadas custem mais caro, elas ajudam a economizar eletricidade e tem uma durabilidade maior, de modo que você irá poupar dinheiro por precisar trocá-las menos vezes.

8 – Painéis solares podem economizar bastante eletricidade

Por fim, se você tiver orçamento disponível, considere a instalação de painéis solares em sua casa.

Apesar disso representar um investimento inicial significativo, os painéis solares reduzem significativamente sua conta de energia elétrica a longo prazo. Segundo um levantamento da Solfácil, o sistema de energia solar pode gerar uma economia de até R$ 97 mil em 10 anos.

Mas nesse caso é importante checar as taxas cobradas pela distribuidora que atende a região onde você mora.

Você também pode gostar de ler
Energia solar por assinatura permite economizar na conta de luz; entenda como funciona

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.