Casa própria: dicas importantes para evitar fraudes na compra do seu imóvel!

O número de fraudes imobiliárias cresceu nos últimos anos, o que fez com que o sonho da casa própria se tornasse pesadelo para muitas pessoas.

Um dos golpes mais comuns atualmente é a venda de imóveis online por preços muito baixos, algo que acaba atraindo vários compradores que acreditam ter encontrado uma oportunidade imperdível.

Publicidade

Publicidade

As vítimas fazem transferências para os golpistas, pensando que realmente estão comprando o imóvel, mas acabam no prejuízo, sem conseguir reaver os valores quando percebem que foram enganadas.

Mas, não precisa desanimar de realizar seu sonho da casa própria! Se tomar alguns cuidados dá, sim, para comprar um imóvel de maneira segura, sem perder dinheiro.

Aqui, listamos quais são esses cuidados e dicas importantes para se ter ao comprar casa própria. Confira e aproveite para adotá-los!

Publicidade

Publicidade

casa miniatura ao redor de moedas

Dicas para evitar fraudes ao comprar casa própria

Como a compra de um imóvel é uma transação de alto valor, é importante ficar atento aos mínimos detalhes para evitar fraudes e perda de suas economias. Veja o que fazer antes de fechar a compra:

Verifique se o intermediário é regularizado

Muitas vezes, a compra do imóvel é feita por meio de um intermediário (corretor ou imobiliária) que precisa ser regularizado junto ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Para garantir maior segurança nas negociações da casa própria, verifique com o CRECI se o corretor ou imobiliária possui registro no órgão. Em caso negativo, desconfie e não adiante pagamentos.

Suspeite de valores muito baixos

Fraudadores usam um artifício para atrair as vítimas: o preço muito baixo. Em situações assim, quem encontra o anúncio pensa que está diante de uma grande oportunidade de comprar um imóvel incrível pagando pouco.

É justamente aí que está o perigo. Imóveis raramente têm preço muito baixo, principalmente os grandes e com excelente localização. Por isso, suspeite de preços abaixo dos que são praticados pelo mercado.

Mas, como saber qual o preço do mercado? Simples: pesquise o valor do metro quadrado na região em que deseja comprar o imóvel. Além disso, faça uma busca por casas semelhantes à que quer adquirir, para ter uma média de preço.

Publicidade

Publicidade

Dessa forma, fica mais fácil fazer uma comparação entre o valor médio do mercado e o que está sendo oferecido, conseguindo identificar rapidamente eventuais golpes.

Desconfie de condições de pagamento muito flexíveis

Outra forma de atrair vítimas em golpes imobiliários é oferecer condições de pagamento muito flexíveis, como dar uma entrada baixa e parcelar o restante em várias vezes.

Há golpistas que se passam por corretores ou donos de imóveis e cobram entradas de R$ 10.000,00 a R$ 30.000,00, que é um valor relativamente baixo comparado ao preço total da casa.

Depois que a transferência é feita, o golpista some. Por isso, desconfie de condições de pagamento muito flexíveis. Se achar que realmente se trata de uma oportunidade imperdível, cobre um contrato antes de realizar qualquer pagamento.

Publicidade

Também é interessante pedir para verificar os documentos do imóvel. Caso sejam negados, pode-se confirmar a tentativa de golpe.

Publicidade

Não faça pagamentos adiantados

Em hipótese alguma faça pagamentos adiantados, principalmente quando não se tem um contrato assinado ou ainda não verificou documentos do imóvel.

Todas as transações precisam ser registradas em contrato, bem como as condições de compra acordadas verbalmente, o que dá maior segurança para o comprador.

Verifique documentos do imóvel

Se a transação for realmente verdadeira, o responsável pela negociação não terá dificuldade em apresentar documentos do imóvel. Por isso, peça para conferi-los.

Publicidade

Publicidade

É essencial solicitar o RGI (Registro Geral de Imóveis), o que possibilitará saber quem é o dono da casa. Também peça certidões negativas de débito, para identificar previamente se há alguma dívida associada ao bem.

Tenha cuidado com anúncios e transações online

A internet facilita todo o processo de compra do imóvel, mas sua negociação deve ser feita com cuidado. Verifique se anúncios são reais e não faça transferências de valores sem ter documentos físicos que comprovem a negociação e compra do bem.

Peça para visitar o imóvel, o que possibilitará saber se realmente existe, além de conhecer a vizinhança, podendo identificar rapidamente se as imagens do anúncio são verídicas e se a casa está de acordo com o que foi anunciado.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário