CNH Social GO: prazo para entrega de documentações termina nesta segunda (25)

Termina nesta segunda-feira (25) o prazo para entrega de documentações para a CNH Social GO. Interessados devem se atentar.

As pessoas que desejam participar da CNH Social GO e começar o processo de habilitação de forma gratuita devem se atentar, pois o prazo para entrega de documentações termina nesta segunda-feira (25). A lista com os nomes dos candidatos aprovados foi divulgada no dia 22 de março.

Quem não apresentar os documentos solicitados perderá a chance de participar do programa que ajuda pessoas de baixa renda a tirarem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), sendo desclassificado, conforme consta no edital.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo como funciona a CNH Social GO, quem pode participar da CNH Social GO e quais os benefícios de participar. Confira!

Como funciona a CNH Social GO?

CNH Social GO: prazo para entrega de documentações termina nesta segunda (25)
Termina nesta segunda-feira (25) o prazo para entrega de documentações para a CNH Social GO. Interessados devem se atentar. (Imagem: Pexels/Divulgação)

A CNH Social é um programa gerenciado pelo Governo Federal que garante o processo de habilitação isento de taxas para cidadãos de baixa renda. No momento, o programa acontece em diversos estados do país.

Aquele cidadão que não possui recursos financeiros e comprovar que se insere em determinados critérios estabelecidos pelo próprio governo tem a possibilidade de tirar a CNH tendo todas as etapas pagas, desde a autoescola, até os exames do Detran (Departamento de Trânsito) para emissão do documento que permite dirigir de forma regular no país.

Publicidade

Publicidade

Ou seja, o candidato que participa do programa social não deve arcar com nenhum pagamento durante o processo.

A atual edição do programa está contando 11.010 vagas para que a população de baixa renda possa obter a primeira habilitação. O programa também está contemplando quem tem a pretensão de mudar ou adicionar uma categoria de forma gratuita.

Os candidatos devem procurar uma unidade de atendimento presencial do Detran – GO (Departamento Estadual de Trânsito de Goiás) ou Vapt Vupt para realizarem a entrega da documentação que é exigida para a abertura do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).

Quem perder o prazo para entrega de documentação, que termina nesta segunda-feira, será desclassificado do programa social, de acordo com o edital da CNH Social GO.

Quem pode participar da CNH Social GO?

Para obter a habilitação por meio da CNH Social, é necessário que o cidadão tenha idade igual ou superior a 18 anos, saber ler e escrever, e cumprir com os demais critérios estabelecidos no edital, entre os quais estão:

  • Ter renda familiar mensal de dois salários mínimos ou menos;
  • Estar sem emprego há mais de um ano (12 meses);
  • Agricultores que recebem até dois salários mínimos por mês;
  • Ex-presidiários que recebam até dois salários mínimos por mês;
  • Portar alguma necessidade especial;
  • Não possuir nenhum registro na carteira de trabalho;
  • Não ter histórico de infração no trânsito;
  • Profissionais da área de transportes, que desejam alguma regularização na justiça;
  • Cidadãos que são contemplados com o Auxílio  Brasil.

Mais de 17 mil pessoas já foram beneficiadas desde a criação do programa, segundo o Governo do Estado de Goiás. A CNH Social GO é dividida, com base nos critérios mencionados anteriormente, entre duas modalidades: a modalidade estudantil e a modalidade urbana ou rural.

  • Modalidade estudantil: os estudantes devem ter entre 18 e 25 anos que cursaram e concluíram o ensino médio na rede pública estadual.
  • Modalidade urbana ou rural: destinado a moradores da área urbana e rural, respectivamente, com inscrição ativa no CadÚnico.

Quais os benefícios da CNH Social?

Publicidade

Publicidade

Os candidatos contemplados com a CNH Social conseguem isenção nas seguintes taxas:

  • Renach — Registro Nacional de Condutores Habilitados;
  • LADV — Licença de Aprendizagem de Direção Veicular;
  • Agendamento de prova teórica;
  • Agendamento de exame prático;
  • Exame médico e psicológico.

Além de tudo, devemos mencionar que é oferecido todo o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e três retestes gratuitos.

Veja também: 43 vagas de emprego no Rio de Janeiro que merecem sua atenção nesta semana

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário