CNH Social GO: Detran divulga lista de aprovados; mais de 11 mil foram selecionados!

CNH Social GO: Detran divulga lista de aprovados;
Você está na lista de aprovados da CNH Social GO? Veja o que fazer agora! (Imagem: Secom Governo de Goiás / Divulgação)

Nesta semana, o Detran de Goiás divulgou a lista dos aprovados no programa CNH Social GO! Ao todo, 65.220 pessoas se inscreveram para participar. A modalidade mais concorrida foi a Urbana, com 56.015 inscritos.

Apesar do grande número de interessados, que bateu recorde em 2022, apenas 11.010 vagas estavam disponíveis neste momento. Deste total, 5% foram reservadas para deficiêntes, com exceção à mudança para categoria D, que não tem reserva. 

Publicidade

Publicidade

Quem perdeu a oportunidade de participar do programa neste início de 2022, deve continuar atento aos canais oficiais do Governo de Goiás e do órgão estadual de trânsito, o Detran. É esperado que mais 11 mil vagas seja abertas no próximo semestre. 

O que é a CNH Social GO?

CNH Social GO: Detran divulga lista de aprovados;
Você está na lista de aprovados da CNH Social GO? Veja o que fazer agora! (Imagem: Secom Governo de Goiás / Divulgação)

O CNH Social GO é um programa que possibilita que cidadãos de baixa renda emitam, adicionem ou mudem a categoria da Carteira Nacional de Habilitação, de forma gratuita. Ele é dividido em três modalidades

  • CNH Social Estudantil: destinado para pessoas de 18 a 25 anos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública estadual de Goiás, com CadÚnico ativo;
  • CNH Social Urbana: moradores da área urbana com inscrição ativa no CadÚnico; 
  • CNH Social Rural: moradores da área rural com inscrição ativa no CadÚnico. 

Os candidatos podem se inscrever apenas para uma modalidade. Além disso, eles não podem ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à data da inscrição, infração de trânsito gravíssima, grave ou reincidente em média.

Publicidade

Publicidade

Os participantes do CNH Social recebem isenção das taxas:

  • Inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach);
  • Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV);
  • Agendamento de prova teórica e de exame prático, exame médico e psicológico. 
  • Exame toxicológico e junta médica, exigidos para categoria profissional, para pessoas com deficiência. 

Fui aprovado na CNH Social GO: o que fazer agora?

Se o candidato ao programa CNH Social GO entrou no site do Detran de Goiás, verificou a lista de aprovados e encontrou o seu nome, ele deve fazer a matrícula com rapidez. Veja o passo a passo:

  1. Fazer a matrícula online até o dia cinco de abril no site do Detran GO;
  2. Imprimir o comprovante;
  3. Procurar uma unidade de atendimento presencial Vapt Vupt ou Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e apresentar a documentação;
  4. Abrir o Registro Nacional de Habilitação (Renach) até o dia 22 de abril.

O que acontece com quem perder o prazo da matrícula da CNH Social GO?

Quem perder o prazo de matrícula ou de abertura do Renach ou apresentar documentação incompatível com os critérios do programa será automaticamente desclassificado. 

Cronograma e prazos da CNH Social GO

O cronograma da CNH Social GO é apertado. Os candidatos que foram selecionados precisam correr nos próximos dias para reunir as informações e documentações necessárias. Confira as data e fique atento aos prazos:

  • 22/03/22 – Divulgação da lista dos contemplados e abertura da matrícula on-line;
  • 05/04/22 – Encerramento da matrícula online ;
  • 22/04/22 – Prazo final para entrega de documentação e abertura do Renach.

Outros estados com programas de Habilitação Social

Goiás não é o único estado que oferece a possibilidade de tirar a CNH gratuitamente para cidadãos de baixa renda. Veja quais outros locais têm essa possibilidade:

Acre

No Acre, as inscrições para o CNH Social foram encerradas no dia 6 de março. Elas ficaram abertas por 20 dias e disponibilizaram 2001 vagas.

Amazonas

Publicidade

Publicidade

No Amazonas, o processo de seleção para a CNH Social começou logo no início do ano. Em janeiro, a lista de contemplados já tinha sido divulgada. Foram escolhidos 500 cidadãos de Manaus e 1,5 mil de 17 municípios do interior.

Distrito Federal

No Distrito Federal, o programa é chamado de Habilitação Social. As inscrições para a edição de 2022 abrem no dia 25 de abril e vão até 25 de maio. Cinco mil vagas estão abertas. 

Mato Grosso do Sul

As inscrições para o CNH Social MS ainda não foram abertas, mas o edital está na fase final, antes de ser publicado. O programa vai disponibilizar cinco mil vagas, para quem não tem condições financeiras para pagar todos os processos e taxas de emissão da carteira de motorista, que estão estimados em R$ 2800,00.

Marina DarieFormada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
Veja mais ›
Fechar