CNH Social Goiás 2022 está disponível. Veja como se inscrever

Marina Darie

18/01/2022

O CNH Social Goiás 2022, programa que possibilita que cidadãos em estado de vulnerabilidade social emitam, adicionem ou mudem a categoria da Carteira Nacional de Habilitação de forma gratuita, está com as inscrições abertas. Ao todo, neste ano, serão oferecidas 22.020 vagas, dividas em dois momentos. 

Quem tem direito a CNH Social GO

CNH Social GO 2022 está com as inscrições abertas

CNH Social GO 2022 está com as inscrições abertas. O programa conta com três modalidades e reserva vagas para PCDs. (Imagem: Leandro Vieira / Governo de Goiás)

O CNH Social Goiás 2022 é dividido em três modalidades: estudantil, urbana e rural

  • CNH Social Estudantil: destinado para pessoas de 18 a 25 anos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública estadual de Goiás, com CadÚnico ativo;
  • CNH Social Urbana: moradores da área urbana com inscrição ativa no CadÚnico; 
  • CNH Social Rural: moradores da área rural com inscrição ativa no CadÚnico. 

Os candidatos podem se inscrever apenas para uma modalidade. Além disso, eles não podem ter praticado, nos últimos 12 meses que antecedem à data da inscrição, infração de trânsito gravíssima, grave ou reincidente em média.

É um benefício para quem quer conquistar a tão sonhada carteira de motorista, mas não tem condição de arcar com custos ou mudar de categoria”, afirma Ronaldo Caiado, governador de Goiás.

De todas as vagas disponíveis nesta primeira etapa do programa, que são 11.010,  5% serão destinadas à pessoas com deficiência, com exceção das referentes à mudança para categoria D. Neste caso, não há reserva de vagas para PCDs.

Em janeiro de 2021, o primeiro deficiente se formou no programa em Goiás, o professor de música José Pereira da Silva, que tinha 57 anos. Ele tinha iniciado o processo de tirar a carteira de motorista há anos, mas, pela falta de recursos financeiros, só conseguiu terminar com o CNH Social. 

Inscrição para CNH Social Goiás 2022

Para fazer a inscrição no CNH Social Goiás 2022 é necessária seguir os seguintes critérios:

  • Ter Cadastro Único (CadÚnico) nos programas sociais ativo há, pelo menos, seis meses; 
  • Ter idade igual ou superior a 18 anos; 
  • Saber ler e escrever.

As inscrições podem ser feitas até 14 de fevereiro. Veja o simples passo a passo:

  1. Acessar o site do Detran Goiás;
  2. Clicar na aba CNH Social;
  3. Preencher o formulário.

Quem não puder participar neste momento do programa terá uma nova chance nos próximos meses. O restante das vagas terão as inscrições abertas ainda no primeiro semestre de 2022, em abril. 

Serão abertas outras 11.010 vagas, cumprindo cronograma estabelecido pelo governador Ronaldo Caiado”, afirma o presidente do Detran-GO, Marcos Roberto Silva.

Como funciona a CNH Social

Os participantes do CNH Social em Goiás recebem isenção das seguintes taxas:

  • Inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach);
  • Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV);
  • Agendamento de prova teórica e de exame prático, exame médico e psicológico. 
  • Exame toxicológico e junta médica, exigidos para categoria profissional, para pessoas com deficiência. 

Os contemplados também podem fazer o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes gratuitos, por meio de uma parceria com os Centros de Formação de Condutores (CFCs). Em Goiás, todo esse processo custa, em média, R$2,5 mil. 

Desde quando entrou em vigor até o início de 2021, o CNH Social tinha ofertado 6.024 vagas. Ao todo, foram investidos mais de R$ 11 milhões no programa.

Quem tem interesse em participar no futuro pode ficar atento ao site www.detran.go.gov.br e às redes sociais do órgão estadual de trânsito. Nesses canais são divulgados prazos para inscrições, matrículas, regulamentação e a lista de classificados.

Credenciamento para clínicas vinculadas ao Detran GO

Em dezembro do ano passado, o Governo de Goiás e o Detran do estado abriram o credenciamento para clínicas de médicos e de psicólogos, que querem fazer a realização dos exames em motoristas e candidatos à habilitação.

Todas as regras e documentação necessária estão disponíveis na portaria 1165/2021, publicada no Diário Oficial de 28 de dezembro de 2021. Atualmente, 156 municípios goianos não têm clínica médica ou psicológica credenciada ao Detran. 

Marina Darie
Escrito por

Marina Darie

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!

0

Aguarde, procurando sua resposta