Como digitalizar um documento no celular: os melhores aplicativos e truques

Eduardo Peres

25/02/2024

A tecnologia dos smartphones tem avançado rapidamente, permitindo que esses dispositivos facilitem tarefas que antes necessitavam de equipamentos específicos. Uma dessas facilidades é a digitalização de documentos, uma função extremamente útil para estudantes, profissionais e qualquer pessoa que precisa converter documentos físicos em formato digital. Aqui, nós explicamos como digitalizar um documento no celular através dos jeitos mais fáceis.

Como digitalizar um documento no celular: os melhores aplicativos e truques

Como digitalizar um documento através do celular

Para começar a digitalizar documentos utilizando seu smartphone, primeiramente é necessário escolher um aplicativo adequado na loja de aplicativos do seu dispositivo, seja Android ou iOS. Após a instalação, ao abrir o app, você deverá dar permissão para que este acesse a câmera do celular.

Com a câmera ativada, você posiciona o documento dentro da área indicada na tela e captura a imagem. Alguns aplicativos possuem recursos de auto detecção de bordas, mas, se necessário, você pode ajustar o enquadramento manualmente.

Além disso, filtros de melhoria de imagem e recursos de corte podem ser aplicados para aprimorar o resultado final. O próximo passo é salvar e, se desejar, compartilhar o documento digitalizado em formatos comuns como PDF, PNG ou JPG por meio de e-mail, aplicativos de mensagem e outras opções disponíveis no celular.

Como escanear um documento pelo celular

Para escanear um documento pelo celular não é obrigatório o uso de aplicativos de terceiros. No iOS a partir da versão 11, por exemplo, o aplicativo Notas oferece a funcionalidade nativa de scanner. Já os usuários de Android e iOS podem recorrer ao Google Drive, que também conta com ferramenta de digitalização integrada. Para usar o Google drive, siga os seguintes passos.

  1. Acesse o Google Drive (também pode ser acessado pelo iOS);
  2. Toque no ícone “+” para mais opções;
  3. Depois toque em “Digitalizar”;
  4. Tire uma foto do documento;
  5. Veja se o seu documento está legível e toque em “salvar”;
  6. Selecione o formato do documento e onde quer deixá-lo salvo.

Em ambos os casos, o processo é semelhante ao uso de aplicativos especializados: acessar a função de scanner, capturar a imagem do documento, fazer os ajustes necessários e salvar ou compartilhar o arquivo digital.

Além da escolha de um aplicativo, algumas dicas são essenciais para garantir digitalizações de qualidade. O local escolhido para capturar a imagem do documento deve ser bem iluminado. Manter a mão firme durante a captura ou utilizar um suporte para o celular pode evitar imagens tremidas.

Aplicativos que podem ser úteis para isso

  • CamScanner: Disponível para Android e iOS, este app é bastante intuitivo e oferece a função de adicionar filtros para melhorar a qualidade visual do documento digitalizado.
  • Genius Scan: Com detecção automática de bordas da página, o Genius Scan é uma boa opção que ainda disponibiliza assinatura digital entre outras funcionalidades na sua versão paga.
  • Simple Scan: Ideal para quem busca simplicidade, o Simple Scan permite filtros e possibilita a organização dos documentos em pastas, facilitando a gestão dos arquivos.
  • Adobe Scan: Este aplicativo é focado na criação de arquivos PDF editáveis. Adobe Scan se destaca pelo reconhecimento de texto para facilitar futuras edições, mas requer um login via Google ou Adobe ID.

Não é necessário se preocupar com o tamanho do documento, mas sim em assegurar que o texto esteja legível. Atualmente, a maioria dos aplicativos de digitalização oferece alternativas como filtros e ajustes específicos para realçar textos e melhorar a nitidez da imagem.

Confira também: Os 4 PIORES celulares de 256GB que você encontra com preço baixo e que não valem a pena

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.

0

Aguarde, procurando sua resposta