Quais bancos digitais aceitam pagamento do IPVA 2022?

Veja como pagar o IPVA 2022 em bancos digitais ou pelo internet banking de bancos tradicionais, como Bradesco, Itaú e Santader.

Uma das maiores facilidades dos dias de hoje é pagar contas sem sair de casa, por meio de aplicativos ou sites de bancos. Entre estas contas está o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que em 2022 pode ser pago até mesmo em bancos digitais.

Entretanto, como cada estado tem regras diferentes para o pagamento do IPVA, é importante que os motoristas chequem as condições locais.

Publicidade

Publicidade

Mas além dos bancos digitais, em muitos estados é possível pagar o IPVA pelo site ou aplicativo de bancos “tradicionais”, como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander. A seguir, você confere algumas formas comuns de pagar o imposto por internet banking.

ipva bancos digitais
Em alguns estados, motoristas podem pagar o IPVA 2022 por meio de internet banking. Foto: Shutterstock

Pagar IPVA 2022 em bancos digitais

O pagamento do IPVA em bancos digitais como o Nubank, por exemplo, pode ser um pouco mais difícil. Isso porque é comum que os bancos tenham convênios com os estados para aceitarem o pagamento, e nesse caso os bancos tradicionais têm vantagem.

Entretanto, quando não há restrições para pagamento do IPVA em bancos que não sejam conveniados, essa opção se torna mais acessível.

Publicidade

Publicidade

Nesse caso, no Banco Inter, por exemplo, os clientes conseguem pagar o IPVA 2022 pela conta digital usando o código de barras.

Além disso, outra opção para pagar o imposto por meio de bancos digitais é com o Pix, que neste ano aparece como novidade em alguns estados, como Acre, Paraná e Rio Grande do Sul. No Paraná, por exemplo, o pagamento do via PIX pode ser feito em qualquer banco.

Como pagar o IPVA pela internet?

Conforme já adiantamos, cada estado tem suas próprias regras para o pagamento do IPVA. Por isso, primeiramente os proprietários de veículos devem acessar o site do Detran ou da Secretaria da Fazenda de seu Estado para conferir as condições de pagamento do imposto.

Mas em muitos estados é possível pagar o IPVA pelo aplicativo do banco informando apenas o Renavam do veículo. Portanto, se você é cliente de bancos grandes, como Bradesco, Itaú ou Santander, consulte a disponibilidade do IPVA no seu estado ou acesse a aba de “Pagamentos” no aplicativo para saber se é possível quitar o imposto dessa forma.

Enquanto isso, no caso de estados como o Rio de Janeiro, os contribuintes precisam gerar uma guia de pagamento para pagar o IPVA 2022.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário