Como guardar dinheiro com responsabilidade? Siga essas dicas mais recomendadas por especialistas

Confira algumas dicas importantes para guardar dinheiro e saiba como economizar com responsabilidade para ter seu "pé de meia".


Guardar dinheiro não é uma tarefa fácil, principalmente com tantas contas para se pagar e salários que nem sempre são justos. Mas é possível ter uma vida financeira mais “saudável” quando se tem controle sobre o orçamento.

1 – Faça uma planilha de ganhos e gastos

Guardar dinheiro é sobre ter controle financeiro, e fazer uma planilha é uma ótima maneira de controlar suas finanças. Por isso, crie uma planilha no Google ou no Excel e divida ela em duas colunas: uma para registrar tudo o que você recebe e outra para registrar todas as despesas.

Confira também
5 dicas para economizar combustível (super úteis em tempo de alta da gasolina)

Mas para que a planilha funcione é preciso ter disciplina para atualizar ela sempre que houver qualquer gasto ou movimentação financeira, senão você corre o risco de esquecer de anotar alguma coisa.

Dessa forma, você pode descobrir quanto dinheiro consegue guardar todo mês. Além disso, à medida que os gastos vão se acumulando e você vê que o valor que irá sobrar no final do mês está diminuindo, a planilha ajuda a se controlar.

E não se esqueça: para guardar dinheiro você precisa gastar menos do que ganha, isso é inevitável.

2 – Defina metas para guardar dinheiro

A partir do momento que você sabe quanto consegue guardar por mês, é possível fazer planejamento a curto, médio e longo prazo.

Nesse momento, é importante ter em mente duas coisas: quanto você quer guardar e quanto você consegue guardar. Com base nisso, defina um valor médio ou exato de quanto deve sobrar todo mês.

Nesse caso, uma dica é estipular um valor para se guardar por ano. Primeiro porque o período de um ano é considerado curto prazo, e segundo porque com base nesse valor a conta para economizar dinheiro a médio prazo (5 anos) e longo prazo (10 anos) fica mais fácil.

Além disso, nesse momento também é importante ter um objetivo para se guardar dinheiro. Isso porque se você não definir uma meta final, como comprar um carro ou uma casa, o risco de largar o projeto no meio do caminho é maior.

3 – Corte despesas e economize

Fez as contas e ficou com a impressão de que o valor que sobra por mês não é suficiente? Então não tem jeito: volte para sua planilha de gastos e veja o que dá para cortar.

Conforme já destacamos, é precisa gastar menos do que se ganha para guardar dinheiro, e normalmente isso envolve cortar gastos desnecessários. Nesse caso, vale destacar algumas dicas para economizar dinheiro todo mês:

  • Evite parcelar coisas no cartão, só quando realmente for necessário;
  • Sempre dê prioridade à comida feita em casa, levando seu próprio almoço para o trabalho, por exemplo;
  • Vá ao mercado com uma lista de compras e se atente a ela;
  • Não compre com fome, porque as chances de “se empolgar” são maiores;
  • Não caia em armadilhas de promoções, reflita se você realmente precisa comprar o que quer que esteja em oferta;
  • Pesquise preços, peça descontos e fique de olho em aplicativos que dão cashback ou cupons de desconto.

Além disso, um “gerador de gastos” que às vezes passa despercebido é o carro. Por isso, avalie se seu carro não está dando mais despesas do que o normal com questões como IPVA e manutenção e, se for o caso, considere trocar por um modelo que gaste menos, mesmo que ele seja mais velho.

4 – Use uma conta específica e com bom rendimento para guardar dinheiro

Uma coisa que ajuda na hora de guardar dinheiro é ter uma conta só para isso, pois você não corre o risco de tirar dinheiro da sua reserva. Portanto, evite guardar dinheiro na mesma conta que você usa no dia a dia, para não misturar as coisas.

Muitas pessoas têm o costume de guardar dinheiro na Poupança, mas existem contas que rendem mais. E já que a ideia é deixar o dinheiro “parado”, é importante escolher uma conta em que ele renda bem nesse meio tempo.

Nesse caso, uma dica é procurar por contas digitais com rendimento diário. Isso porque estas contas costumam ser práticas, ter bons rendimentos e permitem tirar o dinheiro de lá a qualquer momento.

5 – Renegocie dívidas altas

Por fim, esta é uma dica para quem guardar dinheiro, mas tem alguma conta específica atrapalhando seus planos.

Nesse caso, renegociar a dívida pode eliminar uma conta mensal ou diminuir o seu impacto no orçamento. Afinal, alguns débitos têm juros muito altos que geram um peso desnecessário nas contas.

Então o ideal é se livrar de contas com juros altos, como dívidas com cartão de crédito, por exemplo. E essa é uma dica que vale para qualquer pessoa, aliás, não só para quem quer guardar dinheiro.

VEJA TAMBÉM
10 modelos de carros mais econômicos: diminua seus gastos com combustível em 2023!

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.