Como o CARNAVAL é comemorado em outros países? A forma como as festas são celebradas SURPREENDE

Felipe Matozo

29/12/2022

O Carnaval brasileiro é conhecido no mundo todo, mas nós não somos os únicos a ter esta semana de festas. A seguir, você descobre outros países que também celebram o Carnaval e confere como as festas funcionam.

1 – Carnaval de Veneza (Itália)

Carnaval de Veneza

Foto: Helena Jankovicova/Canva

Começamos a lista com outro carnaval famoso mundo afora, o de Veneza. Esta é uma das festas mais antigas do planeta, já que surgiu em 1094, mesmo ano da consagração da Basílica de São Marcos.

Confira também
10 curiosidades aleatórias para ter na ponta da língua nas festas de fim de ano

O carnaval de Veneza é bastante conhecido pelos trajes e máscaras utilizados durantes as celebrações. Esta tradição tem relação com as origens da festa, quando a nobreza usavam estas roupas para “se camuflar” em meio ao povo.

Esta é uma das festas mais tradicionais do mundo, e recebe cerca de 3 milhões de turistas durante o período de Carnaval, segundo estimativas. Ao todo, são cerca de 20 dias de celebrações.

2 – Carnaval de Notting Hill (Inglaterra)

Carnaval em outros países - notting hill, Inglaterra

Foto: Glodi Miessi/Unsplash

Esta é uma celebração que merece destaque por ser inspirada no Carnaval do Rio de Janeiro, demonstrando a fama da festa brasileira em outros países.

No entanto, ao contrário do carnaval brasileiro, a festa realizada no bairro de Notting Hill,em Londres, acontece no segundo semestre, normalmente em agosto. Isso porque o verão no Hemisfério Norte começa em junho, e os ingleses esperam o clima esquentar.

Assim como no Brasil, as ruas de Notting Hill recebem trios elétricos, palcos improvisados e uma multidão de pessoas para celebrar o carnaval.

O carnaval no bairro londrino surgiu como uma manifestação em defesa dos imigrantes de Trinidad & Tobago, que sofriam discriminação.

3 – Carnaval de Barranquilla (Colômbia)

Carnaval Barranquilla

Foto: Cristian Sarchy/Canva

Declarado pela Unesco como Obra-prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, o carnaval de Barranquilla reúne mais de 1 milhão de pessoas.

Ao todo, são quatro dias de festas nas ruas de uma das maiores cidades da Colômbia, local de nascimento de estrelas como a cantora Shakira e a atriz Sofia Vergara.

Assim como no Brasil, o carnaval de Barranquilla começa no sábado e segue até a terça-feira, quando acontece o “enterro” de Joselito Carnaval, evento que marca o fim da festa.

4 – Mardi Gras (França e EUA)

mardi gras

Foto: Cayetano Gil/Unsplash

Mardi Gras significa Terça Gorda em francês, e é o nome dado ao dia que antecede a Quarta-feira de Cinzas e o início da Quaresma. Ou seja, acontece no mesmo período do nosso carnaval.

O Mardi Gras é uma festa de carnaval que nasceu na Europa Medieval e é celebrado em dois países: França e Estados Unidos. Na França, o Mardi Gras acontece na cidade de Nice, enquanto nos Estados Unidos ele é realizado em Nova Orleans.

Conforme o nome original já indica, a Terça Gorda é um dia em que as pessoas comem de tudo antes da quaresma. Além disso, também existem diversos eventos que tornam esta celebração marcante em ambas as cidades.

Tanto em Nice quanto em Nova Orleans, o Mardi Gras conta com desfiles de carros alegóricos pelas ruas das cidades. No caso da festa francesa, também existe a “Batalha das Flores”, na qual personagens em carros floridos jogam flores ao público.

A imagem no início deste tópico é o Mardi Gras de 2018 em Nova Orleans, festa que dura semanas e recebe mais de 750 mil pessoas.

5 – Carnaval de Colônia (Alemanha)

Carnaval de Colônia

Foto: Reuters

O Carnaval de Colônia é uma festa tradicional na Alemanha, e costuma reunir cerca de 1 milhão de pessoas todos os anos. O evento começa na semana anterior à chamada “Terça-feira Gorda”, ou seja, em pleno inverno alemão.

Apesar do frio, são dias de festa com muita animação, carros alegóricos, pessoas fantasiadas e cerveja. Em 2023, o Carnaval de Colônia completa 200 anos, já que o primeiro desfile em 1823, quando a cidade tentava resgatar uma tradição que havia sido proibida pelos franceses.

VEJA TAMBÉM
7 pratos brasileiros do cotidiano que os gringos acham EXÓTICOS

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.