Como plantar Orquídea? Revelamos o JEITO CERTO de plantar!
Conheça o jeito certo de como plantar orquídea e faça isso de modo que a flor consiga brotar e, principalmente, se manter viva.
Se você tem a intenção de plantar uma orquídea, precisa saber qual é o jeito certo de fazer isso e manter a planta viva. Na matéria a seguir, você confere algumas dicas que vão te ajudar a plantar com sucesso.
Qual o jeito certo de plantar orquídea?
Antes de tudo, na hora de plantar uma orquídea corretamente, você precisa escolher o vaso certo para isso, que pode ser de plástico, de barro ou cachepôs ripados próprios para orquídeas. Acima de tudo, o que realmente vai importar é que eles sejam furados para facilitar o escoamento da água das regas.
Veja também: Cactos: siga esses passos para ter SUCESSO no cultivo desta planta
Além disso, é preciso que o vaso seja proporcional ao tamanho da planta. Inclusive, vale comentar que orquídeas tem crescimento lento, o que significa que você não precisa exagerar na hora de definir o tamanho do vaso para a sua flor. Seja razoável.
Depois de adquirir o vaso, é hora de pensar no substrato. Nesse momento, é importante levar em consideração que o substrato ideal para esse tipo de plantas é formado por cascas de árvore, carvão triturado e musgo esfagno. Ainda existe a possibilidade de usar pedra brita para dar peso e ajudar a firmar melhor a planta, principalmente se você optar por usar um vaso plástico.
Para começar, você deve deixar o substrato de molho numa solução de enraizador, seguindo as recomendações de dosagem especificadas no rótulo do fabricante.
Em seguida, pensando em plantar a planta, é preciso retirar todo o substrato antigo. Mas com cuidado. Depois disso, basta ajeitar o substrato para receber a orquídea e acomodá-la. Mais tarde, você só vai precisar adicionar mais substrato, o suficiente para preencher os vazios no vaso.
Tendo feito tudo isso, é só colocar sua orquídea em um local que ela receba algumas horinhas de sol fraco todos os dias.
O que preciso fazer para manter a orquídea viva?
Regue sempre que o substrato estiver seco e lembre-se de regar em abundância todas as vezes (até sair agua pelos furos do vaso).
Outra coisa que deve considerar é que nunca se deve deixar água acumulada em pratinhos ou dentro de cachepôs.
Além disso, é preciso regar sua orquídea com frequência: pode ser com adubos químicos NPK (especifico para orquídea) ou bokashi (adubo orgânico) – sempre siga as orientações do rótulo do fabricante.
Quando preciso replantar?
Você vai ter que replantar sua orquídea nas situações a seguir:
- Quando ela estiver há muito tempo no mesmo vaso (mais de 4 anos).
- A planta está muito grande para o tamanho do vaso.
- A orquídea está doente (o substrato está com cheiro ruim).
- O substrato que ela veio da floricultura ou produtor é muito diferente do que você gosta e está acostumado para cultivar suas orquídeas.
Em caso de ser necessário fazer o replantio da orquídea, você deverá seguir os mesmos passos indicados anteriormente. Sobretudo, deverá se atentar ao que precisará fazer para manter a orquídea viva.
Em geral, a orquídea é uma flor um pouco delicada, que precisa de bastante atenção, principalmente no verão. Até porque, nas regiões sudeste, centro-oeste e sul do Brasil, as orquídeas gostam bastante do período do inverno. Elas podem florescer da maneira esperada, ou então vão precisar de maior atenção da pessoa que está cuidando dela.
Aproveite e veja também: 5 coisas que você não pode fazer com suculentas
Gostou de descobrir qual realmente é o jeito certo de se plantar uma orquídea? Pois fique ligado, ligada ou ligade, pois tem mais conteúdo em nosso site que pode ser do seu interesse.
Para saber o que não fazer de jeito nenhum com suas suculentas, basta CLICAR AQUI ou na imagem abaixo.