Revelamos as plantas carnívoras que são opções INTERESSANTES para o seu jardim

Elouise Lopes

17/02/2023

Um tipo de planta que intriga muita gente são as plantas carnívoras. Pelo nome, há quem acabe ficando receoso em ter uma dessas em casa.

Veja também: Quais são os insetos que AJUDAM a manter a saúde do seu jardim?

Mas a verdade é que não tem motivo para se preocupar, porque elas não gostam de carne humana, nem mesmo carne animal. Elas se alimentam de insetos.

Revelamos as plantas carnívoras que são opções INTERESSANTES para o seu jardim

(Imagem: Izabella Árvai/Pexels)

Ou seja, elas são inofensivas e podem dar super certo na sua casa, deixando a decoração mais bonita – e deixa o ambiente livre de insetos. Confira as melhores opções de plantas carnívoras para ter em casa.

1) Dionéia

Uma planta carnívora que é bem conhecida é a Dionéia. Um dos motivos por que ela é tão famosa entre os cuidadores de plantas é que ela é uma planta pequena e seu formato lembra uma “boca”.

Essa planta carnívora pode chegar atingir a altura máxima de 5 ou 15 centímetros e é muito boa para se colocar na decoração de casa, justamente por ser tão pequena.

O ponto mais delicado dessa planta tem a ver com os cuidados. Ela precisa de solo úmido para se manter saudável e também precisa de turfa e perlita na mistura do substrato.

No meio disso, você não precisa se preocupar em colocar areia no fundo do vaso, diferente de outras plantas. A areia acaba tirando a umidade do solo e ainda faz mal para a planta, por ser muito salgada para ela.

2) Sarracenia

A Sarracenia é uma planta que pode chegar até, no máximo, 12 cm de altura. Ela tem um formato bem diferente do formato da Dionéia e lembra muito jarros – não é à toa que as sarracenias recebem o nome de “plantas-jarro”. No interior, essa planta apresenta um líquido digestivo.

Essa planta também é muito comum entre os cuidadores de plantas brasileiros e tem um charme e tanto para a decoração da casa.

O bom da sarracenia é que ela é uma planta que se adapta com facilidade aos ambientes, além de ser muito resistente. Mas ela precisa ser regada todos os dias, porque gosta de solo úmido.

Inclusive, é bom tê-la em casa se você tem por perto um jardim, porque ela exala um aroma que atrai insetos polinizadores e que ajudam a manter o ambiente saudável para as outras plantas.

3) Nepenthes

Assim como a Sarracenia, a Nepenthes é uma planta que tem formato de jarras. Por isso, ela também é conhecida pelo nome de “planta-jarro”. A Nepethens também é uma das opções de plantas carnívoras que estão ganhando presença nos jardins das casas brasileiras, se mostrando muito resistente.

Ela é nativa do sul da China, Indonésia, Filipinas,Malásia, Madagascar, Ilhas Seychelles, Austrália, Nova Caledónia, Índia e Sri Lanka.

Essa planta carnívora conta com um sistema radicular raso e uma haste prostrada ou escalada. A Nepethens é uma planta de grande porte, podendo atingir metros e metros de comprimento.

Para mantê-la saudável, vai ser preciso regar usando a água da chuva ou destilada por baixo (e não por cima) dos jarros. Durante o verão, o solo precisa ficar com 1-2 cm de água. Já na época de inverno, não é preciso exagerar tanto na rega, mas é bom verificar se o solo está úmido.

4) Drosera

A Drosera é um tipo bem diferente das opções de plantas carnívoras que mencionamos até aqui, em questão de formato. Isso porque essa planta apresenta folhas cobertas por pêlos que produzem uma substância pegajosa, chamada de “mucilagem”.

Em geral, essa planta é de pequeno porte e chega a atingir 15 cm de altura, sendo uma das plantas carnívoras mais fáceis de crescer.

A Drosera não precisa de cuidados tão específicos, mas, como uma boa planta carnívora, precisa de solo úmido. Além de precisar de rega diária, ela é uma planta que também vai precisar de iluminação ao máximo para ter um bom desenvolvimento.

Ainda é bom saber que a rega do substrato deve ser constante. Você pode usar “pratinhos” com água para manter o substrato encharcado.

5) Utricularia

A Utricularia chama atenção porque até flor ela tem, podendo dar um charme ainda maior para a decoração da sua casa.

Ela possui um aspecto filamentoso e tem a capacidade de atingir vários metros de profundidade, crescendo bem rápido. Inclusive, essa planta precisa de luminosidade e de água todos os dias para conseguir se manter saudável.

No geral, as plantas carnívoras são opções bem exóticas, que têm tudo para dar um charme diferente para a sua casa. Vale a pena apostar nessas opções, se a ideia é dar uma inovada na decoração da casa.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.