Como plantar uma Árvore Grande no Jardim: 7 cuidados que você precisa ter

Eduardo Peres

10/03/2023

Quando o assunto é plantar uma árvore grande no jardim da sua casa, muitas pessoas podem ficar perdidas nisso, já que boa partes dos jardineiros que existem lidam com plantas pequenas.

Confira também: Esta planta atrai PROSPERIDADE e é ideal para cultivar em sua casa nova

Se você cuida de plantas pequenas no seu jardim, e quer levar a jardinagem alguns passos a diante por plantar uma árvore grande, é importante levar algumas coisas em consideração.

(Imagem: Matt Artz/ Unsplash)

(Imagem: Matt Artz/ Unsplash)

A seguir você pode ver quais passos são os mais importantes no momento de plantar a árvore que você deseja no seu jardim que precisam ser levados em consideração.

7 – Regar bem o solo

Todas as plantas, principalmente as recém-plantadas, precisam de água para se desenvolver. Quando ela está crescendo, as raízes da planta podem acabar se rompendo no processo de crescimento, enquanto outras ressecam e outras se desenvolvem.

Portanto, é bom regar a muda com frequência (tomando cuidado para não sobrecarregar a planta com água para não matá-la), pois as regas também ajudam a acomodar solo aumentando o contato das raízes com a terra.

Não regue a muda nos dias de chuva, por razões óbvias, e conforme a muda for crescendo e a árvore aumentando de tamanho, vá espaçando as regas cada vez mais. Geralmente, as regas podem parar depois do primeiro ano de plantio.

6 – Preparar o solo para a árvore

É bom preparar bem o solo antes de plantar a muda da árvore, removendo quaisquer ervas daninhas, adubando e fertilizando muito bem o solo (não é recomendável fertilizar o solo depois de ter plantado a árvore).

Isso é bom para garantir que a árvore tenha todos os nutrientes necessários para que ela se desenvolva, e também para garantir que o solo irá suportar bem as raízes e o peso da árvore.

5 – Realizar podas frequentes

Para evitar que a árvore cresça demais e ocupe um espaço muito maior do que o desejado, faça podas constantes removendo o excesso de galhos, além de tirar os doentes e mortos para que a planta não desenvolva doenças.

Quando a árvore atingir a vida adulta, é recomendável que você contrate um profissional para fazer as podas, para garantir a segurança de todos próximos da árvore e para que ela se mantenha saudável.

4 – Fornecer os cuidados adequados

Assim como todas as plantas pequenas, árvores também precisam de atenção e cuidados, principalmente nos estágios iniciais do plantio. Verifique se não há pragas ou doenças que estão atacando a planta, regue bem o solo e adube-o conforme a planta necessita para garantir que ela possui todos os nutrientes necessários, remova os galhos mortos ou doentes etc.

3 – Plante a árvore corretamente

Dependendo da árvore que você for plantar, é importante plantá-la de forma correta, preferencialmente colocando-a em uma profundidade não muito funda, mas também que não seja muito superficial. Além disso, compacte bem o solo em volta da muda para que bolsões de ar não se formem.

2 – Selecione o local certo

Antes de coloca a muda no chão, veja se o local que você escolheu possui bastante luz solar, se o solo pode ser drenado com facilidade, e se a árvore não irá interferir com cercas, muros, casas, caminhos, cabos elétricos ou infraestrutura subterrânea, principalmente durante a fase adulta da árvore.

1 – Escolha a árvore correta

Por fim, é importante que você escolha bem o tipo de árvore que você irá planta no seu jardim, levando em consideração o tamanho que ela terá quando chegar na fase adulta, o clima da sua região pois nem todas as árvores crescem no mesmo clima.

Veja também se ela não ocupará muito espaço no seu jardim, e também leve em consideração a sujeira que a árvore fará com as folhas, galhos e frutas que caem dela.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
5 melhores Repelentes de Inseto “faça você mesmo” para sua casa

Eduardo Peres
Escrito por

Eduardo Peres

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.