Como podar uma Roseira que está crescendo? Siga este guia e evite danificá-la

Elouise Lopes

08/03/2023

Se você está considerando ter uma roseira em casa, precisa ficar ligado no guia definitivo para podar esse tipo de árvore. Assim como outras árvores e arbustos, a roseira precisa de cuidados específicas.

Veja também: 7 mitos que te contaram sobre plantar CACTOS – e por que você não deve acreditar

É importante ficar por dentro desses cuidados, porque é isso que vai ajudar a roseira a se desenvolver com saúde e beleza.

Como podar uma Roseira que está crescendo? Siga este guia e evite danificá-la

Se você seguir as instruções a seguir, tenha certeza de que vai ter sucesso na poda da roseira que tem na sua casa e terá um resultado bastante positivo.

Escolha o momento certo

Antes de tudo, a principal observação que você precisa fazer para podar uma roseira é o momento.

Em geral, é bom fazer a poda da roseira durante o inverno, que é quando a roseira vai estar em dormência, sendo o momento em que a planta vai ser menos atormentada.

É bom evitar podar durante períodos de crescimento ativo. Afinal, isso vai acabar prejudicando a floração.

Use as ferramentas corretas

Na hora de fazer a poda, você precisa pensar bem sobre as ferramentas que vai usar. Afinal, elas precisam ser as corretas. Você poderá escolher as seguintes opções:

  • Tesoura de poda
  • Serrote de poda
  • Tesourão de alavanca
  • Alicate de poda
  • Serra elétrica

Muitas pessoas optam por usar tesouras de poda afiadas e limpas, porque elas são uma opção muito prática.

No geral, as tesouras ajudam a evitar que a roseira acabe sendo danificada. Antes de começar a podar, é bom passar álcool nas ferramentas. Isso vai evitar a transmissão de doenças de uma planta para outra.

Identifique as hastes mortas e doentes

Para começar, você deve identificar as hastes mortas, doentes ou danificadas.

Geralmente você vai poder identificar olhando para a textura, que fica seca, enrugada ou quebradiça quando há algo de errado com a planta. Da mesma forma, você vai poder identificar as hastes doentes porque elas têm uma aparência de sem vida.

Ao verificar quais são as hastes doentes da roseira, você deve cortar cerca de 2,5 cm abaixo da parte afetada. O ideal é cortar em um ângulo de 45 graus.

Corte as hastes antigas

Uma coisa na poda que com certeza vai dar uma impulsionada no crescimento das rosas da sua roseira é se livrar das hastes antigas.

Depois que você retira as hastes antigas, a roseira tende a dar flores mais saudáveis, ficando resistentes a doenças e pragas, e também mais fortes, em grande quantidade.

Além do mais, remover as hastes antigas também deixa a sua roseira mais charmosa, já que ela fica mais limpa e a aparência é de uma planta bem cuidada. Sendo assim, não deixe de fazer isso na poda.

Corte as hastes mais baixas

Assim como as hastes mais antigas podem prejudicar o desenvolvimento das flores da sua roseira, as hastes mais baixas também podem ser bem negativas.

Em geral, a rosa é uma planta que precisa de luz e ar para conseguir se desenvolver de forma saudável. As hastes mais baixas têm menos acesso a esses dois elementos que são super importantes, o que significa que o desenvolvimento fica comprometido.

Para evitar ter plantas suscetíveis a pragas e doenças, o melhor a se fazer é retirar as hastes mais baixas que estiverem na sua roseira.

Corte as hastes fracas

Como nos casos anteriores, também é bom que você retire as hastes mais fracas da roseira do seu jardim.

Se elas se manterem, vão estimular o crescimento de outras hastes fracas, mas se você cortá-las, vai ajudar a roseira a ter hastes mais fortes e robustas. Isso é muito positivo para a sua planta, visto que ela vai ter mais facilidade em atrair pragas e doenças.

Além de ficarem mais resistentes a esses problemas, as novas hastes terão menos chances de se quebrar. Inclusive, você vai ter uma roseira com uma aparência muito melhor.

Mantenha uma forma equilibrada

Outro ponto importante a que você precisa se atentar diz à forma como você vai fazer a poda da sua roseira.

Isso porque, na hora da poda, você precisa manter uma forma equilibrada. Ou seja, você tem que evitar cortar demais ou deixar muitas hastes desiguais.

Isso vai ajudar a fazer com que as hastes cresçam de um jeito mais saudável.

Elouise Lopes
Escrito por

Elouise Lopes

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.

0

Aguarde, procurando sua resposta