Como saber o número do cartão SUS pelo CPF

Flavio Carvalho

12/02/2022

O Sistema Único de Saúde é um dos sistemas mais completos do mundo. Nele é possível também contar com atendimento da mais simples a mais alta complexidade de forma gratuita. Para prestar esse atendimento universal, o SUS funciona em um esquema de redes de atenção e cada usuário deve ter um cartão do sistema.

O que é o Cartão SUS?

Cada usuário do SUS possui um cartão, que contém dados do usuário e funciona como um documento de identificação. Cada cartão possui um número único que distingue o seu portador.

O que é o Cartão SUS

Fonte/Reprodução: original

No registro do cartão estão armazenadas todas as informações sobre o portador do cartão, como, por exemplo, dados pessoais e familiares, contatos, endereço e seus documentos.

Para que serve o Cartão SUS?

O cartão serve tanto para identificação do usuário dentro do sistema como também para realizar o acompanhamento dos atendimentos realizados. Todos os serviços de atendimentos administrados pelo SUS são interligados por uma plataforma chamada e-SUS, assim, em qualquer lugar do Brasil, é possível identificar os dados de uma determinada pessoa.

Como saber o número do Cartão SUS pelo CPF?

Através do aplicativo conecteSUS é possível saber o número do cartão de usuário do SUS pelo CPF. Para ter acesso ao aplicativo, é preciso usar a Gov.br. Ela é bem simples de fazer e o próprio aplicativo pode redirecionar para o site.

Depois de já estar com a conta, é só retornar ao aplicativo, digitar o login (geralmente com o CPF) e a senha criada no site do Gov.br. Assim, logo na primeira tela após o login, no canto superior, aparecerão os seus dados, e o CNS, com o seu respectivo número à frente. O aplicativo do conecteSUS está disponível nas lojas Apple Store e Google Play.

Esse mesmo acesso pode ser feito pelo site do ConecteSUS, seguindo os mesmos passos do aplicativo.

O que é o Cartão SUS digital?

Com a mesma funcionalidade do cartão físico, o digital é acessado através de um aplicativo que auxilia ao usuário do SUS ter acesso às suas informações e também agilidade no acesso e nas marcações. Através dele é possível ainda avaliar a consulta de atendimentos realizados e de vacinação, por exemplo.

Como funciona o Cartão SUS digital?

O Cartão digital pode ser encontrado também no aplicativo conecteSUS. Ao acessar o aplicativo na parte inferior da tela, no canto direito, é possível identificar um pequeno ícone de um cartão. Ao selecioná-lo, será mostrado o cartão do SUS, com número e identificação do usuário. É possível compartilhá-lo ou gerar o QR code do cartão.

O aplicativo conecteSUS traz praticidade para o dia-a-dia, principalmente para quem não gosta de andar com muitos documentos, permitindo que o usuário o acesse de forma rápida e diretamente palma da mão, através do seu celular.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.