Aposentadoria INSS 2023: veja o calendário oficial e descubra quando você recebe

Felipe Matozo

17/12/2022

Quem recebe aposentadoria, pensão ou outros benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já pode consultar todas as datas de pagamento de 2023, pois o órgão divulgou o calendário completo de depósitos.

Calendário de pagamentos do INSS 2023

Como de costume, os pagamentos de aposentadorias, pensões e outros benefícios do INSS continuarão seguindo dois calendário diferentes em 2023: um para quem recebe até um salário mínimo e outros para quem recebe mais.

Além disso, confira também
Salário-Mínimo INSS 2023 – Possível valor, comparação com 2022 e mais!

No entanto, ainda é preciso aguardar a definição do salário mínimo 2023. Até o momento, a proposta do governo eleito é que o valor suba para R$ 1.320.

Calendário para aposentadoria de 1 salário mínimo

No caso dos beneficiários que recebem uma aposentadoria no valor de um salário mínimo por mês do INSS, as datas de pagamento em 2023 serão as seguintes:

Calendário INSS 2023 para um salário mínimo

Calendário INSS 2023 para quem recebe até um salário mínimo. Imagem: INSS

Calendário para aposentadoria de mais de 1 salário mínimo

Enquanto isso, para os segurados que recebem uma aposentadoria de mais de um salário mínimo, o calendário de pagamentos de 2023 ficou da seguinte maneira:

Calendário INSS 2023 acima de um salário mínimo

Calendário INSS 2023 para quem recebe mais que um salário mínimo. Imagem: INSS

Como saber quando eu recebo a aposentadoria do INSS em 2023?

Independentemente do valor do benefício, as datas de pagamento do INSS variando conforme o último número do cartão de benefício.

Portanto, para saber a data de pagamento do seu benefício a cada mês, a primeira coisa a se fazer é olhar o calendário referente ao valor do pagamento, ou seja, um salário mínimo ou mais.

Em seguida, basta conferir o número presente no cartão do seu benefício e checar o último dígito. Mas vale lembrar que o último número é o que aparece antes do traço, ou seja, sem contar com o dígito verificador.

De modo geral, o calendário de 2023 do INSS mantem o mesmo padrão de anos anteriores. Sendo assim, quem recebe aposentadoria, pensão ou outro benefício há bastante tempo irá notar que os pagamentos acontecerão nas datas habituais.

VEJA TAMBÉM
Revisão da Vida Toda do INSS: 5 coisas que você deve fazer para não ser enganado!

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.