Cálculo do IPVA: como saber quanto eu vou pagar de imposto? Regras

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo que os motoristas pagam anualmente. Do valor total recolhido, 40% fica para o governo estadual, outros 40% vão para o município que o veículo foi registrado, e, por último, os 20% restantes vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Mas o IPVA só vale para veículos terrestres (carros, motos, caminhões, ônibus, etc). Desta forma, este imposto não é cobrado para proprietários de veículos aquáticos ou aéreos. O que muita gente ainda tem dúvida, é sobre como o IPVA é calculado. Se você quer entender mais sobre o assunto, fique com a gente, pois vamos te mostrar como saber o valor do IPVA de um veículo.

Como Calcular o IPVA

Para fazer o cálculo do IPVA, você vai precisar utilizar a tabela FIPE como base do valor venal do veículo. Este valor vai ser multiplicado pela alíquota, que varia em cada estado brasileiro. A região Sudeste possui uma das maiores alíquotas do importa. Consequentemente, o IPVA costuma ser mais caro. veículos no trânsito Então, se você quiser descobrir o valor do IPVA do seu carro ou moto, o primeiro passo é conferir o quanto o veículo está valendo. Além de preencher o veículo, você também deve selecionar o modelo, versão e ano para ter um valor preciso. Após anotar o valor do carro, você precisa descobrir a alíquota do seu estado. Como o IPVA é uma taxa de responsabilidade estadual, não existe um valor único para todo o país. Assim, os veículos vão ter alíquotas diferentes, também pelo fato de serem de categorias distintas.

Como Ter Isenção de IPVA?

Existem algumas regras para a isenção do IPVA. Mas elas variam de acordo com cada estado. Geralmente, carros com mais de 20 anos de fabricação não pagam o imposto. Porém, em Alagoas, a isenção é válida para veículos com mais de 15 anos. Donos de veículos que se enquadram como PcD (pessoa com deficiência física) também são isentos deste e de outros impostos. Além desta categoria, micro-ônibus, coletivos urbanos, taxistas, veículos oficiais e de entidades sem fins lucrativos também não pagam IPVA. carros em fila

Como Pagar IPVA Atrasado?

Se você ainda não pagou o IPVA do seu veículo, tenha calma, pois tem solução. O primeiro passo é entrar em contato com o Departamento de Trânsito do seu estado. O contato pode ser feito pelo telefone ou pelo site. Você deve informar o número da placa do veículo e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Desta forma, você consegue verificar as dívidas pendentes. Após isso, você deve emitir o boleto com o valor do IPVA atualizado – que vai ter juros e correções monetárias devido ao atraso. Em algumas regiões, é possível parcelar o valor do imposto. Basta se informar com o Departamento de Trânsito do seu estado para verificar essa possibilidade. E sempre se mantenha atualizado, pois o não pagamento do IPVA pode te impossibilitar de conduzir o seu veículo.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário