Concursos 2022 DF: governo projeta até 5,5 mil vagas em diversas áreas. Confira

Três concursos 2022 DF foram autorizados pela Secretaria de Economia nesta semana: Polícia Civil, Secretaria de Educação e de Saúde. Confira!

Nesta segunda-feira, a Secretaria de Economia do Distrito Federal publicou no Diário Oficial autorização para realização de três concursos 2022 DF, nas áreas de segurança pública, saúde e educação. Ao todo, 5,5 mil vagas devem ficar disponíveis. 

Ainda sim, não existe previsão para divulgação dos editais dos processos seletivos. Apenas a Secretaria de Saúde (SES-DF) afirma que deve lançar as regras e instruções para a realização da prova em um período de dois meses. 

Publicidade

Publicidade

Quais as principais áreas com possíveis vagas em concursos no DF em 2022

Três concursos 2022 DF foram autorizados
Três concursos 2022 DF foram autorizados. Veja quais os cargos disponíveis e número de vagas para cada um deles. (Imagem: Pexels / Divulgação)

Os concursos 2022 DF que foram autorizados pela Secretaria de Economia podem ser divididos em três áreas: segurança pública (PCDF), saúde e educação. Veja quais são os cargos para cada processo seletivo:

Segurança Pública – Polícia Civil do Distrito Federal:

  • Delegado de Polícia do Distrito Federal: 50 vagas para contratação imediata e 100 vagas para o cadastro de reserva.

Secretaria de Saúde do DF:

Publicidade

Publicidade

  • Cirurgião Dentista: 50 vagas;
  • Enfermeiro: 101 vagas;
  • Médico: 230 vagas e 460 vagas para o cadastro de reserva.

Secretaria de Educação do DF:

  • Professor de Educação Básica: 776 vagas para contratação imediata e 3014 vagas para cadastro de reserva;
  • Pedagogo-Orientador Educacional a Carreira Magistério Público: 20 vagas atuais e 80 vagas para cadastro de reserva;
  • Analista de Gestão Educacional da Carreira Assistência à Educação: 16 vagas para contratação imediata e 258 vagas para cadastro de reserva. 

Além desses concursos que foram liberados nesta semana, a Secretaria de Economia do Distrito Federal permitiu na semana passada, 3 de fevereiro, que a Polícia Militar faça um processo seletivo para a contratação de 2,1 mil soldados.

De acordo com a PMDF, a corporação já tem uma comissão para elaborar o edital, mas não é possível antecipar a data de divulgação por conta de processos administrativos que precisam ser realizados anteriormente. 

Qual o prazo para as inscrições nesses concursos do DF?

Os prazos de inscrições, taxas, salários e normativas para a realização dos concursos 2022 DF devem ser publicados no edital de cada processo seletivo. Por enquanto, não há previsão para que esse documento seja divulgado ao público, por isso, não existe um calendário definido para que os interessados fiquem atentos. 

De acordo com as autorizações publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal, todos os procedimentos, informações e atos relativos à gestão do concurso são de responsabilidade do órgão que fará a contratação dos profissionais, inclusive após a homologação do resultado final do certame.

Como se preparar para um concurso

Os concursos públicos são buscados por quem deseja estabilidade profissional e salários, muitas vezes superiores aos do mercado de trabalho privado. Por conta desses benefícios, os processos seletivos são concorridos e requerem intensa preparação dos candidatos. 

Publicidade

Publicidade

Veja algumas dicas para quem quer se preparar para um concurso!

Crie uma rotina

Quando se é um adulto, organizar a rotina pode ser uma das tarefas mais difíceis. É necessário conciliar as tarefas domésticas, estudos, trabalho e, dependendo do caso, cuidados com a família. Isso, sem contar com atividades básicas, como alimentação, deslocamento e sono — que também são super importantes para melhorar as chances de aprovação. 

Nesse sentido, é interessante elaborar um cronograma de estudos realista, com todos os compromissos que devem ser feitos no dia e ainda um tempo para descanso. Na hora de criar um calendário, veja o que faz mais sentido para você. 

Destine mais tempo para matérias que você tem mais dificuldade, estabeleça intervalos maiores quando o assunto for complexo e, dependendo do concurso público, não esqueça de reservar algumas horas para a realização de atividades físicas — que também auxiliam no controle da ansiedade. 

Siga seu sonho

Publicidade

Participar de um concurso público é um processo cansativo, que precisa de motivação constante. Por isso, não se deixe levar pela escolha de um cargo com menos concorrência ou com o maior salário. Escolha o que realmente você deseja seguir para a sua vida e assim você ficará mais feliz e satisfeito consigo mesmo quando alcançar seu objetivo!

Publicidade

Descanse!

Não deixe de lado os momentos de descanso, lazer e de ficar com pessoas queridas. Eles são importantes para recarregar as energias e melhorar seu estado emocional, que fica mais sensível durante a realização constante de provas adicionada ao estresse do dia a dia. 

Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário