Lembra desse desenho? Veja onde assistir e descubra se ele ainda é tão aterrorizante assim
Coragem, o Cão Covarde é um clássico da TV, que marcou toda uma geração com sua narrativa nonsense e estilo único.
Coragem, o Cão Covarde é uma animação que marcou a infância de muitas pessoas. Criado por John R. Dilworth, o desenho estreou em 1999 e foi transmitido pela Cartoon Network até 2002, conquistando fãs no mundo todo que lembram dele até hoje.
O desenho ficou famoso por sua atmosfera assustadora e surreal. Nele seu protagonista, um pequeno cão chamado Coragem, vive em uma fazenda no meio de Lugar Nenhum com seus donos, Muriel e Eustácio. Lá tudo demais sinistro acontece, desafiando a lógica e os nervos do cachorro.
O estilo de animação único e personagens memoráveis fizeram dele um clássico da cultura pop. Embora o desenho tenha sido cancelado há muitos anos, ainda é lembrado com carinho por sua capacidade de contar histórias que são assustadoras e cômicas em igual medida.
Coragem, o Cão Covarde: terror nonsense para todos os gostos
Em seu desenho, Coragem, um cachorro muito medroso, é constantemente exposto a situações sobrenaturais e assustadoras que ameaçam sua família e a fazenda pacata e isolada onde vivem.
Seus donos – a doce e inocente Muriel e o violento e rabugento Eustácio – parecem ignorar as ameaças que cercam a fazenda. Eles não hesitam em fazer acordos terríveis com figuras misteriosas de intenções duvidosas. Assim, acabam se expondo às piores situações possíveis e dependem de Coragem para salvá-los.
Esta é basicamente a trama de cada episódio de Coragem, o Cão Covarde. Quando iniciado, é impossível sabermos quais terrores irão desafiar o animal naquele dia. Tudo pode acontecer, desde criminosos comuns, trambiqueiros sinistros, a conquistadores alienígenas e entidades malignas.
Mas, fato é que Coragem terá que se desdobrar novamente para salvar a si mesmo, sua querida Muriel e, mais vezes do que não, o mundo como um todo.
O desenho tem uma mistura de elementos de comédia e terror que criam uma sensação única de tensão e alívio cômico. Os episódios são imprevisíveis e sempre levam a uma reviravolta surpreendente.
Alguns episódios são engraçados e leves, enquanto outros são realmente assustadores e fazem a pele arrepiar.
Além disso, o desenho apresenta um estilo de animação único, com cenários desenhados à mão e personagens bizarros que parecem ter saído de um pesadelo. Tudo isso faz dele uma verdadeira animação de horror, por mais mascarada que seja com muita comédia e violência gratuita.
Por que era tão bom?
Um dos aspectos mais interessantes de Coragem, o Cão Covarde é sua atmosfera. Cada episódio possui um clima único, que reflete o “inimigo” da vez. Assim, o desenho segue o formato clássico de narrativa “monster of the week”.
Dessa maneira, podemos logo perceber um dos principais charmes do desenho – a importância dos vilões. Cada episódio se molda, em temática, estilo e apresentação, para refletir a situação desesperadora para a qual eles levaram Coragem.
Além disso, é comum a história levar o cão e seus tutores para lugares diferentes de sua fazendo. Este fator é muito poderoso para nos levar nesta viagem junto com ele ao desconhecido.
Afinal, depois de cada esquina, cada fala e cada ação do cachorro literalmente qualquer coisa pode acontecer. Assim ficamos tão perdidos, e aterrorizados, quanto o protagonista.
Outro ponto de destaque é como Coragem deve tomar a ação de situações. Graças às falhas de caráter de seus tutores, raramente eles se preocupam com o que de ruim acontece, isto quando não as provocam deliberadamente e em acordos esdrúxulos.
Assim, apesar de sua covardia e do absurdo geral das situações, ele deve resolver tudo. Sempre movido pelo amor à Muriel, por quem ele se arrisca e faz tudo o que for necessário.
Onde assistir Coragem, o Cão Covarde?
O texto já despertou suas memórias sobre o desenho, ou te deixou curioso sobre essa obra diferente de tudo que já viu? Saiba que tem como assistir Coragem, o Cão Covarde na HBO Max.
Isto porque o serviço de streaming conta com toda a série em seu catálogo. São 4 temporadas com 13 episódios cada. Cada um se divide em duas partes, apresentando vilões maléficos e situações absurdas para nosso cãozinho enfrentar.
Curiosidades sobre Coragem, o Cão Covarde
- A série animada Coragem, o Cão Covarde saiu de em um curta denominado “The Chicken from Outer Space”, criado também por John Dilworth. Este curta foi indicado ao Oscar em 1995 mas não levou a estatueta;
- Em 2021 foi lançado um filme crossover entre Coragem e outro famoso cão das histórias de mistério – o Scooby-Doo. Assim, “Straight Outta Nowhere: Scooby-Doo! Meets Courage the Cowardly Dog” uniu ambos mundos, levando os integrantes da Máquina de Mistério à Lugar Nenhum para investigar um misterioso objeto;
- Sequências para Coragem, o Cão Covarde foram especuladas e anunciadas repetidamente nos últimos anos. No entanto, na atualização mais recente do criador, dada em 2022, não há planos ativos da Cartoon Network para tal.