Crédito consignado é alvo de reclamações sobre fraudes

Crédito consignado é alvo de reclamações sobre fraudes
Fonte/Reprodução: original

O crédito consignado é uma forma de empréstimo que desconta as parcelas diretamente do salário do contratante. As queixas sobre fraudes envolvendo a contratação desse tipo de crédito aumentou 91% em relação ao ano passado, de acordo com o portal consumidor.gov.br, plataforma oficial do Governo Federal para resolução de conflitos.

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As principais vítimas desse golpe são, geralmente, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

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Como essas fraudes tem acontecido?

Os golpes que envolvem a contratação de crédito consignado geralmente acontecem de duas formas: as empresas que atuam como correspondentes bancários fazem ligações para as possíveis vítimas oferecendo o serviço, sem que haja clareza nas informações, de maneira que a vítima não conhece as informações e cálculos do serviço que está contratando, ou, nem sabe que está contratando um empréstimo por telefone.

Outra forma muito comum de cair em golpes como esse é com o vazamento de dados na internet, algo cada vez mais corriqueiro onde o cliente corre o risco de só descobrir que foi feito um empréstimo em seu nome quando perceber o valor descontado na conta bancária.

Dados estão sendo vazados

Embora não assumam a responsabilidade, o INSS e a Dataprev, instituição responsável por gerenciar todos os dados vinculados ao Governo Federal, são acusadas de vazamento de dados para empresas privadas, o que viola o artigo 26 da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

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E o que caracteriza a preocupação constante com os vazamentos dos dados dos aposentados e pensionistas é o aumento constante nas reclamações de golpe com o crédito consignado.

Como os segurados podem se proteger?

Para evitar serem vítimas de golpe envolvendo a contratação indevida de crédito consignado, os aposentados e pensionistas do INSS têm a opção de bloquear o benefício para a realização de empréstimo nessa modalidade. Para realizar tal ação, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS.

Além disso, é importante evitar o compartilhamento de dados pessoais por telefone, e para deixar de receber ligações abusivas com ofertas de crédito, o beneficiário pode optar pelo serviço Não me Perturbe, que bloqueia esse tipo de ligação.

Quem o segurado deve procurar em caso de fraude?

Caso o beneficiário descubra que foi uma das vítimas de golpe envolvendo a contratação do crédito consignado, deve procurar atendimento na Ouvidoria Geral da Previdência Social, por meio do telefone 135, disponível das 7h às 22h, de segunda à sábado, além de procurar o banco pagador e registrar a queixa no consumidor.gov.br.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
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