Curitiba: estas 11 linhas de ônibus só vão aceitar cartão a partir de agora
A partir deste sábado (20), onze novas linhas de ônibus da cidade de Curitiba só vão passar a aceitar pagamento por cartão; veja quais são
Curitiba está investindo cada vez mais na adaptação de linhas de ônibus para um formato que dispensa a presença de um cobrador e o uso de dinheiro vivo. No lugar, é instalada, no próprio ônibus, uma catraca especial que aceita pagamento com cartão-transporte, de débito e de crédito.
A partir do próximo sábado, 20 de agosto, onze novas linhas de ônibus vão migrar para este novo sistema, passando a aceitar exclusivamente pagamentos com cartão.
Com isso, o número de linhas com esse modelo passa para 213; em 2020, o número de linhas na capital era 254, com uma frota de mais de 1.500 ônibus de acordo com o Portal da Transparência da URBS. Ou seja, a cidade está caminhando para uma realidade na qual futuramente os ônibus aceitarão apenas pagamento com cartão.
A previsão de Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (URBS), a previsão é de que todas as linhas já tenham esse sistema até a metade de 2023.
Quais são as novas linhas de ônibus que só vão aceitar cartão?
As linhas que passarão a aceitar apenas cartão de transporte, cartão de débito e cartão de crédito são as seguintes:
- 211 – Colina Verde
- 225 – Boa Vista Barreirinha
- 231 – Banestado/Califórnia
- 242 – V. Leonice
- 243 – Sta. Terezinha
- 617 – Jd. Ludovica
- 619 – Sta. Rita/CIC
- 625 – Gramados
- 901 – Sta. Felicidade
- X03 – Boqueirão/Vila Nova
- X/06 – Sítio Cercado/Zoológico
Segundo dados da UBRS, nestas onze linhas, 80% das passagens já eram pagas com cartão. Ou seja, para quem já estava habituado a pagar apenas com cartão, quase nada vai mudar.
Lembrando que essa mudança só acontece nas linhas de ônibus: terminais e estações-tubo continuam com cobradores e ainda aceitam pagamento da passagem em dinheiro vivo.
Dispositivos de aproximação também são aceitos
Além do cartão de passagem, do cartão de crédito e do cartão de débito, os passageiros também podem pagar as passagens com dispositivos que tenham a tecnologia de pagamento por aproximação, como smartphones e smartwatches.
Ainda não tenho o cartão de transporte: o que fazer?
Quem ainda não tem cartão de transporte da Urbs pode fazer o pagamento da passagem utilizando algum cartão de crédito ou débito que tenha pagamento por aproximação.
Para solicitar um cartão de transporte, é necessário agendar um horário no site da Urbs e, na data marcada, comparecer uma das unidades localizadas na Rua da Cidadania ou na Rodoferroviária.
Também é possível solicitá-lo no Urbs Móvel, ônibus da Urbs que roda por Curitiba oferecendo alguns serviços, como a emissão da primeira via do cartão de transporte. A programação deste ônibus pode ser conferida aqui.
Com informações de URBS
Você também pode gostar de ler:
5G em Curitiba já disponível; veja a lista de bairros com cobertura