Detran PB: suspensa transferência em Dezembro de veículos de outros estados

Flavio Carvalho

04/12/2021

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do estado da Paraíba suspenderá, a partir do dia 11 de dezembro até o final do mês, a transferência de veículos vindos de outros estados.

O que é e como funciona a transferência de veículo de um estado para outro? (sem citar documentação necessária)

É necessário que toda a documentação exigida para a transferência do veículo seja a mais recente possível, além de conferir os custos para a transferência que varia de estado para estado.

Detran PB suspensa transferência em Dezembro de veículos de outros estados (2)
Fonte/Reprodução: original

Durante a mudança de uma residência para outra, realizar a transferência de dados como o endereço de cobrança das contas (água, luz, telefone e até mesmo internet). Porém, quando essa mudança ocorre de um estado para outro também é necessário transferir o documento do carro — o CRV (Certificado de Registro de Veículo) — para o estado de destino.

O que ocasionou a suspensão de transferência de veículos em Dezembro pelo Detran PB?

O Detran PB pretende, com essa suspensão, evitar não concluir processos a tempo, provoca débitos de licenciamento e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

O que é necessário para transferência do veículo para outro estado?

Há alguns documentos tidos como padrão para quase todos os Detrans, mas é necessário estar atento já que cada Detran de cada estado possui regras diferentes para os procedimentos realizados neles.

Os “documentos padrão” são: CRV original; CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) em caso do documento original já constar o Certificado de Licenciamento Anual; e o comprovante do pagamento de débitos como impostos, multas em aberto e etc.

É preciso se atentar ao estado e a cidade que constam no seu CRV ao comprar um veículo em outro estado, pois é necessário transferir o endereço.

Quando mudamos o nosso veículo de estado é necessário, também, alterar a placa do veículo. O valor para essa troca varia de R$ 100 a R$ 200, e mudará apenas a cidade e o estado, não interfere na combinação de letras e números da placa original.

Para realizar a transferência do documento do carro é possível utilizar um despachante com o objetivo de agilizar o processo. Além da questão de custos, atente-se ao despachante selecionado para essa função, já que a transferência envolve dados pessoais.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

0

Aguarde, procurando sua resposta