Dia do Servidor Público é feriado? Conheça seus direitos

Felipe Matozo

20/08/2023

Celebrado no dia 28 de outubro, Dia do Servidor Público é uma data que levanta questões frequentes entre trabalhadores e empregadores, fazendo muito gente se perguntar se é feriado ou não.

Na verdade, o Dia do Servidor Público costuma ser ponto facultativo em boa parte dos estados e municípios do país.

Mas o que isso significa? Neste artigo, vamos explorar a diferença entre feriado e ponto facultativo e os direitos associados a essa data. Prepare-se para entender melhor essa situação.

Dia do Servidor Público: Feriado ou Ponto Facultativo?

Dia do Servidor Público é feriado? Conheça seus direitos

Afinal, o Dia do Servidor Público é feriado? Foto: corelens/Canva

Primeiramente, é essencial compreender a diferença entre feriado e ponto facultativo.

Enquanto feriados são datas estabelecidas por lei em que há suspensão das atividades, o ponto facultativo permite ao servidor público usufruir de um dia de descanso, mas a administração pública não é obrigada a interromper suas operações.

O Dia do Servidor Público, regido pela Lei nº 8.112/90, é reconhecido como um ponto facultativo. Sendo assim, nessa data é comum que estados e municípios deem folga para os servidores, mas não é algo obrigatório.

Direitos Ligados ao Dia do Servidor Público

O ponto facultativo traz consigo uma série de implicações, tanto para os servidores quanto para o setor privado.

No setor público, os servidores têm a possibilidade de usufruir de um dia de descanso. Entretanto, em alguns casos, podem ser requeridas atividades essenciais mesmo nesse período.

Além disso, a compensação de horas é uma alternativa comum, permitindo que o servidor compense o tempo não trabalhado posteriormente.

Quanto ao setor privado, não existe a prática de liberar os empregados nessa data. Isso porque o Dia do Servidor Público é um ponto facultativo exclusivamente para os servidores do setor público.

Mas O que é o Dia do Servidor Público?

A história do Dia do Servidor Público remonta à década de 1930, quando o governo de Getúlio Vargas instituiu a data como uma forma de reconhecimento aos trabalhadores que desempenham funções essenciais para a sociedade.

Além disso, o dia tem como objetivos destacar a importância do serviço público e promover uma reflexão sobre a eficiência e qualidade dos serviços prestados.

A comemoração visa valorizar os profissionais que se dedicam ao bem-estar coletivo, mesmo muitas vezes sem o reconhecimento merecido. Para mais informações sobre o Dia do Servidor Público, veja um texto institucional do governo sobre o assunto.

Dia do Servidor Público Pode ‘Mudar de Data’?

Uma curiosidade sobre o Dia do Servidor Público é que sua comemoração pode ser flexibilizada. Ou seja, gestores públicos podem optar por antecipar ou adiar o ponto facultativo para criar períodos prolongados de descanso para os funcionários.

Em 2022, porém, alguns estados e capitais fizeram o contrário. Ao invés de mudar essa data para deixá-la mais próxima do fim de semana, algumas regiões tiraram o ponto facultativo da sexta-feira para evitar um “feriadão” próximo ao segundo turno das eleições.

Isso porque o segundo turno das eleições 2022 ocorreu em 30 de outubro, dois dias após do Dia do Servidor (28/10). Essa decisão buscou minimizar o impacto na participação dos eleitores, contribuindo para não afetar a taxa de votação.

Perguntas Frequentes sobre o Dia do Servidor Público

Para esclarecer as principais dúvidas sobre o Dia do Servidor Público, aqui estão algumas perguntas frequentes:

  • Quem tem direito ao ponto facultativo? Apenas os servidores públicos têm direito ao ponto facultativo no Dia do Servidor Público.
  • Como funciona a compensação de horas nesse dia? Em alguns casos, a compensação de horas permite que o servidor trabalhe em horários alternativos para compensar o tempo de folga.
  • O setor privado precisa liberar seus empregados nessa data? Não, o Dia do Servidor Público é um ponto facultativo exclusivo para os servidores públicos, não sendo obrigatório para o setor privado.

Conclusão

O Dia do Servidor Público é mais do que um mero ponto facultativo; é uma celebração da dedicação e comprometimento dos profissionais que contribuem para o funcionamento eficiente do Estado.

Ao entender as particularidades dessa data e os direitos a ela associados, podemos valorizar ainda mais esses trabalhadores e reconhecer sua relevância para a sociedade.

Portanto, aproveite esse momento para refletir sobre o papel dos servidores públicos e fomentar uma cultura de respeito e reconhecimento.

Você também pode gostar de ler
Sexta-feira Santa: bancos abrem neste feriado?

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.