Conta do celular: Precisando economizar? Conheça algumas dicas úteis!
Nos últimos anos, ter um plano de dados abrangente para smartphones tornou-se indispensável para muita gente. Quando esse aparelho foi lançado mercado, poucos imaginavam que ele seria não apenas um gadget de diversão, mas também um objeto para trabalho.
E não é para menos: ele consegue acessar a internet, enviar mensagens rapidamente, fazer ligações por áudio e vídeo, tirar fotos e gravar imagens em altíssima qualidade. E com tudo isso, como que fica a conta do celular?
Com certeza, para muitos, essa pergunta vai trazer memórias negativas ou até mesmo tremores de nervoso! A conta do celular pode ser uma armadilha para o bolso do consumidor com tantas opções de pacotes de dados, alternativas pré ou pós pagas ou planos conjuntos de uma mesma empresa operadora.
Para quem busca economizar, algumas dicas podem ser úteis na hora de escolher como fazer o pagamento dessa conta. Mas antes de tudo, pense no que funciona para você, como consumidor.
- De que forma você utiliza o seu smartphone. Ele tem fins de lazer ou trabalho?
- Com qual frequência você acessa a internet por meio desse aparelho?
- Outras pessoas são suas dependentes, como pais, sogros ou filhos?
- Você acessa mais a internet ou realiza mais ligações?
Depois dessa reflexão, confira as dicas que preparamos!
Faça avaliações periódicas da sua conta do celular
De seis em seis meses, busque reavaliar os serviços e preços da sua conta do celular. Verifique se você utiliza todos os pontos que são propostos pela operadora, se houve alguma alteração não solicitada nos valores e qual a forma de pagamento (boleto, ou débito automático, por exemplo).
Você também pode conferir se o pacote contratado oferece benefícios ou parcerias com outras empresas, como um streaming de filmes! Dessa forma, evita-se de contratar os mesmos serviços em duplicidade.
Não tenha medo de mudar de operadora
Há alguns anos, consumidores ficavam receosos na hora de trocar de operadora por conta do número do celular. Nos dias de hoje, essa preocupação não é mais necessária por conta da portabilidade.
Dessa forma, você pode mudar de operadora sem precisar mudar de chip.
Mas como isso pode te ajudar a economizar na conta do celular?
Atualmente, por conta da opção de portabilidade, as empresas estão com uma concorrência cada vez mais acirrada. Promoções são criadas todos os dias para atrair novos clientes e fidelizar os antigos, para que eles não cancelem os serviços.
Assim, você pode pesquisar novas ofertas nos mais diferentes canais: nas lojas físicas, com atendimento presencial, pela internet ou canais de telefone.
Em alguns casos, algumas promoções podem ser exclusivas de um único meio, então fique ligado!
De preferência ao WiFi
Um dos maiores vilãos da conta do celular nos últimos anos é o consumo de dados, ainda mais se o plano for pré-pago.
Priorize a utilização da rede WiFi onde você estiver. Pode ser no trabalho, em casa ou em estabelecimentos. Hoje em dia, em algumas cidades, até mesmo as vias públicas podem conter hotspots com acesso à internet.
Você pode habilitar no seu próprio smartphone que downloads e atualizações de aplicativos só sejam feitas quando o aparelho estiver conectados ao Wi-Fi.
É melhor escolher um plano pré ou pós pago para economizar na conta do celular?
Essa escolha reflete diretamente nas perguntas que fizemos no início desta postagem. Para fazer a melhor escolha, analise o seu perfil de consumo.
Normalmente, quando uma pessoa tem filhos mais jovens, é mais recomendável optar por um plano pré-pago para eles. Assim, o controle de gastos é facilmente administrado.
Isso vale para as crianças que ainda não usam redes sociais e precisam de um telefone celular para manterem o contato com os pais.
Profissionais que precisam estar conectados a todo momento ou jovens adultos que estão na universidade ou ingressando no mercado de trabalho podem encontrar no pós-pago uma melhor solução, principalmente pela questão dos dados e minutos.
Fonte: CNN