7 dicas para fazer a revisão do seu carro antes de pegar a estrada

Sempre antes que você for sair com seu carro na estrada, é fazer uma revisão para ver se ele está em bom estado, veja algumas dicas úteis!


Antes que você for sair com o seu veículo na estrada, é bom fazer uma revisão dele para garantir que tudo está em ordem. Se você não sabe como fazer a revisão do seu carro, confira aqui algumas dicas muito úteis.

Confira também: ESTES 7 carros são modelos INCRÍVEIS para quem busca conforto e estilo; o 4º é o nosso favorito

Adiantando já algumas coisas, é sempre bom verificar os pneus, os freios, ver se a documentação está em ordem, fazer uma checagem do motor etc.

(Imagem: CHUTTERSNAP/ Unsplash)
(Imagem: CHUTTERSNAP/ Unsplash)

A seguir você poderá conferir uma explicação mais detalhada sobre tudo que precisa ser conferido no carro antes de sair dirigindo estrada afora, independentemente se você for comprar o carro, ou se já o tiver comprado.

7 – Verificar a bateria e o alternador

A bateria do carro fornece energia para todos os sistemas do veículo, caso ela esteja descarregada, não importa quanto você tente, o carro simplesmente não irá ligar. Para isso, verifique sempre se ela está carregada e em bom estado antes de sair com o veículo.

Além disso, é sempre bom verificar o alternador do carro. Se você não saber o que o alternador faz, aqui está uma explicação: ele converte energia mecânica, gerada pelo motor do veículo, em energia elétrica, usada para abastecer a bateria. Se o alternador não estiver funcionando corretamente, a bateria poderá descarregar mais rapidamente, pois ela não será recarregada.

6 – Testar o sistema de ventilação

O sistema de ventilação e ar-condicionado do carro é responsável por manter o ar dentro do veículo fresco e ventilado, caso o sistema esteja tendo problemas de funcionamento, poderá haver um acúmulo de poluentes e sujeira no interior, sendo prejudicial à saúde do motorista e dos passageiros.

Além disso, o sistema de ventilação do carro é responsável por deixar as janelas e vidros desembaçados, ajudando a garantir a visibilidade do motorista na estrada. Se as janelas estiverem muito embaçadas, a visibilidade será prejudicada, fazendo com que o risco de colisões acidentes aumentem.

5 – Checar as luzes e os faróis

Os faróis são uma parte essencial da segurança do veículo, pois eles tornam possível enxergar durante a noite e durante climas chuvosos, diminuindo o risco de acidentes. Se eles não estiverem funcionando corretamente, a visibilidade do motorista será prejudicada, aumentando o risco de acidentes.

Além disso, as leis de trânsito exigem que os faróis estejam funcionando corretamente, pois caso contrário, o motorista poderá ser multado, além de ter o seu veículo apreendido.

4 – Verificar a suspensão e os amortecedores

A suspensão e os amortecedores servem para manter a estabilidade do carro enquanto ele roda na estrada, principalmente em ruas esburacadas e irregulares. Problemas nessas peças podem fazer com que a dirigibilidade seja mais difícil.

Além disso, esses componentes também servem para garantir a durabilidade dos pneus, caso haja problemas ou irregularidades na suspensão e nos amortecedores, os pneus poderão se desgastar mais rapidamente e de forma desigual.

Outra função dessas peças é garantir que o motorista e os passageiros tenham uma experiência confortável ao viajar com o veículo, pois caso haja problemas na suspensão e nos amortecedores, o carro poderá sofrer com solavancos e vibrações, algo que pode ser muito desconfortável para os ocupantes do carro.

3 – Testar o sistema de freios

Os freios é um dos sistemas mais importantes de todo o carro, pois eles fazem com que o veículo possa desacelerar e parar quando for necessário. Caso os freios não estejam funcionando corretamente, as chances de causar acidentes aumentam consideravelmente.

Além disso, outros problemas que podem surgir caso os freios não estejam funcionando corretamente são: vibrações, barulhos e até mesmo perda de controle ao frear o veículo.

Além disso, as leis de trânsito exigem que os freios estejam funcionando corretamente, pois caso contrário, o motorista poderá ser multado ou até mesmo ter o seu carro apreendido.

2 – Conferir o óleo e o líquido do radiador

Primeiramente, o óleo do motor é responsável por garantir que o motor do carro esteja bem lubrificado e bem resfriado. Caso o nível do óleo esteja baixo, ou caso o líquido esteja sujo, o motor poderá sofrer danos graves ou até mesmos irreparáveis, elevando muito o custo de manutenção do veículo.

O líquido do radiador possui um uso semelhante, pois radiador também ajuda a garantir que o motor permaneça resfriado. Caso o líquido esteja baixo demais, o motor poderá superaquecer, resultado, em danos graves que podem custar caro para reparar.

1 – Verificar os pneus e a pressão do ar

Pelo fato dos pneus serem a única parte do veículo que mantenha contato físico com a estrada, eles tendem a se desgastar com o passar do tempo, da mesma forma que a pressão do ar deles também pode diminuir.

Portanto, pneus desgastados ou murchos podem afetar a estabilidade e a dirigibilidade do veículo, tornando-a mais difícil e perigosa, além de também aumentar o consumo de combustível, já que pneus em mal estado podem aumentar a resistência do rolamento do carro na estrada, fazendo com que ele necessite de mais energia para se movimentar, e consequentemente aumentando o consumo de combustível.

Gostou de ler? Pois aproveite e confira também:
Top 5 carros com o melhor desempenho para quem roda pela cidade todos os dias

Redator da WebGo Content desde janeiro de 2022. Tenho interesse por assuntos como história, política, filmes, séries (preferencialmente de ação, aventura e ficção científica), além da literatura e pela tecnologia, principalmente por videogames.