Sedãs econômicos: ESTAS são as principais diferenças entre o Honda City e o Volkswagen Virtus

Conheça as principais diferenças entre o Honda City e o Volkswagen Virtus, dois sedãs econômicos que podem facilmente chamar sua atenção.


Dois sedãs bem populares são o Honda City e o Volkswagen Virtus e, na hora de escolher entre eles, é bom ficar por dentro das diferenças.

Veja também: Top 5 carros com o melhor desempenho para quem roda pela cidade todos os dias

O Virtus pode ter vantagem no quesito preço, mas nos demais há quem prefira o Honda City.

(Imagem: Divulgação/Honda/Volkswagen)

É bom ter uma visão geral sobre esses dois carros, na hora de tomar decisões.

1) Preço

É fato que os dois carros são atraentes para os motoristas, tendo em vista uma série de quesitos. O preço é um atributo que não dá para ignorar.

Entre o Honda City e o Volkswagen Virtus, é o Honda City que sai mais caro, que pode estar saindo por a preços a partir de R$ 117.300. Enquanto isso, o Volkswagen Virtus pode estar saindo por a partir de R$ 103.990.

Mas é bom ter em mente sempre que o preço vai variar de acordo com o modelo que o motorista tem em vista e também das opções de equipamentos adicionais que cada um apresenta. O Honda City tem as versões EX, EXL e Touring, enquanto o Virtus tem as versões TSI, TSI Automótico, Comfortline e Highline.

Sendo assim, o preço vai depender do que o motorista precisa ter em mãos para conduzir. Basta conferir a ficha técnica dos modelos na loja virtual da Honda e da Volkswagen.

2) Consumo de combustível

Além do preço, os consumidores olham para outros características de um automóvel antes de tomar uma decisão. Olhando para esses dois sedãs, ambos são considerados econômicos em questão de consumo de combustível.

A versão 1.0 da geração de 2023 do Volkswagen Virtus é a mais em conta, já que ela apresenta um consumo de 10,2 km/l com álcool e 14,6 km/ litro com gasolina dentro da cidade.

Por sua vez, o Honda City que tem um consumo maior. A geração de 2023 atinge médias de 9,2 km/l de etanol e 13,1 km/l de gasolina dentro da cidade.

3) Espaço interno

Em questão de espaço interno, dá para dizer que o Honda City é mais compacto. Tanto passageiros quanto bagagens estão em vantagem, graças ao tanque do veículo, que fica posicionado embaixo da fileira dianteira. Com isso, os passageiros têm mais espaço e o porta-malas é espaçoso, com capacidade de 519 litros.

Mas quem tem mais pontos no espaço é o Virtus, que já se destaca pelo espaço interno, chama atenção por ter mais espaço para pernas e cabeças dos passageiros. O porta-malas não decepciona, apresentando capacidade de 521 litros e superando o Honda City.

Desse modo, para aqueles motoristas que o espaço no geral é a prioridade, o Honda City pode ser a melhor pedida. Mas para quem prioriza espaço para as pessoas pelo menos, a melhor escolha pode ser o Virtus.

4) Conectividade

A conectividade do Virtus pode ser mais atrativa do que do Honda City. Apesar de os dois sedãs terem recursos avançados de conectividade, como Bluetooth e tela sensível a toque, o Virtus é mais avançado que o sedã da Honda.

O Virtus conta com volante multifuncional e apresenta um painel de instrumentos de nada menos do que 10,25 polegadas.

A central multimídia tem 10,1 polegadas e tem sistema VW Play com conexão com Android Auto e Apple CarPlay, além do Climatronic Touch. Ainda tem carregador de smartphone por indução e duas entradas USB-C.

O Honda City também tem seus pontos favoráveis, contando com o myHonda Connect. Com ele, o carro tem uma central multimídia de 8 polegadas com sistema Android com conexão com iOS 16 e Android 13, conectividade com Wi-Fi, aplicativos como Waze, Spotify e mais.

5) Desempenho

Outro ponto que vai ser decisivo na hora de escolher o veículo é o desempenho que o carro apresenta.

Nesse quesito, quem se destaca é o Honda City. Ele apresenta maior agilidade e também é um sedã que apresenta direção mais precisa. A aceleração dele surpreende, já que o carro pode ir de 0 a 100 km/h em 11,5 segundos. Além de tudo, ele é mais confortável, pensando na posição que o motorista fica para dirigir.

Ao mesmo tempo, não dá para deixar de falar das qualidades do Virtus. Um destaque para ele é que esse sedã tem um desempenho mais suave e silencioso em estradas de alta velocidade. Nesse ponto, o sedã da Volkswagen se destaca.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.