Eu segui ESTAS dicas na hora de escolher meu carro usado e economizei uma grana!

Confira essas dicas para escolher um carro usado e ainda economizar na hora de realizar essa aquisição que às vezes é muito desejada.


Na hora de escolher um carro novo, é preciso ter muito cuidado. Quando o carro é usado, esses cuidados devem ser redobrados, pois você precisa escolher bem e ainda economizar dinheiro.

Veja também: Lista com os 6 carros mais seguros para você escolher o modelo que vai ter fazer dirigir tranquilo

Infelizmente, tem muita gente mal intencionada querendo se aproveitar de algum desavisado para oferecer o veículo. Então é bom se precaver em relação a isso.

Eu segui ESTAS dicas na hora de escolher meu carro usado e economizei uma grana!
(Imagem: Ryszard Zaleski/Pexels)

Nas próximas linhas, você vai conferir algumas dicas que vão fazer toda diferença na hora de escolher um carro usado.

1) Definir o orçamento

Quando você pensa em comprar um carro, ainda que usado, a primeira preocupação é financeira. Isso porque você precisa saber se vai ter condições para pagar a entrada e as prestações que virão.

Nesse caso, o que você precisa fazer é um orçamento, que vai ajudar você a se guiar na hora de filtrar preços, para evitar que você se comprometa com parcelas que ultrapassem possibilidades financeiras.

Você precisa de um orçamento completo, considerando prazos. A visualização de tudo que você vai precisar pagar vai permitir que você se organize melhor e separe o dinheiro que vai precisar para arcar com as despesas da compra.

2) Pesquisar e comparar preços

Antes de fazer todo um planejamento pensando em um só negócio e já querer fechá-lo, o que é mais certo de se fazer é uma pesquisa de preços.

Você pode ir pessoalmente em diferentes lojas e/ou simplesmente plataformas de vendas de carros, para poder fazer uma comparação de preços. Na hora de comparar, considere também as condições dos veículos.

Mesmo que sejam do mesma versão e do mesmo modelo, tem algumas condições que influenciam diretamente no preço.

3) Fazer boa avaliação visual

Uma coisa muito importante que você tem que fazer com o carro que está cogitando comprar é olhar tudo.

Desde a parte externa, olhando se tem amassados, riscos, até a parte interna, verificando como está a parte mecânica, se há ferrugem ou sinais de desgaste.

É importante que você tente não deixar nada passar, para evitar surpresas desagradáveis num futuro não tão distante. Isso é fundamental para ajudar você a economizar dinheiro comprando carro usado.

4) Verificar a documentação

Se o carro estiver com irregularidades, você muito provavelmente vai gastar uma nota para conseguir reaver essa situação e colocá-la em dia. Depois que o carro passa para o seu nome, a responsabilidade é toda sua – e dificilmente a pessoa que vendeu o veículo para você vai dar alguma assistência.

Para saber sobre as pendências do veículo, você precisará apenas do número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) para consultar pelo site ou aplicativo do Detran do Estado.

Além dessa consulta, você também pode dar uma olhada a funda no CRV (Certificado de Registro de Veículo), onde também é possível conferir as informações do veículo, inclusive mudança de estado – o que vai tornar sua consulta ao Detran mais completa.

5) Fazer um test drive

Além de ver o carro, você precisa sentir. Nesse caso, você vai precisar também fazer um test drive.

É importante pegar o carro para dirigir (mais de uma vez e por bastante tempo), para ter uma noção de como ele está funcionando. Com isso, você também vai fazer uma ideia sobre o estado de conservação dele.

No geral, esse test drive é bom até mesmo para ir “pegando o jeito” com o carro, para o caso de ser um tipo de veículo que você nunca dirigiu antes.

6) Verificar a manutenção do veículo

Mais do que fazer o check visual que comentamos antes, você precisa se colocar a par também do histórico de revisões do veículo.

É muito importante saber quando aconteceu a última revisão geral, para saber a situação do veículo e se preparar de antemão para gastos com uma revisão, se preciso.

Você tem que procurar saber de trocas de óleo, revisões, reparos e mais. Tudo isso é muito importante, porque impacta diretamente no funcionamento (ou não funcionamento) do automóvel.

7) Comprar de um vendedor confiável

Uma dica muito importante é buscar fazer negócio com pessoas ou empresas de confiança. Sempre pessoas querendo passar a perna nas outras, infelizmente, e é melhor evitar.

O ideal é procurar fazer negócios com quem tem alguma referência – de preferência, boas referências. Isso faz toda diferença até mesmo na hora de negociar.

Evite fechar negócios com uma pessoa que tem referências ruins ou não tem nenhuma, para evitar surpresas bem ruins. A ideia é fazer um bom acordo de carro usado e ainda economizar dinheiro.

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.