Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo de Minas Gerais
Com as eleições de 2022 cada vez mais próximas, veja quem são os pré-candidatos ao governo de Minas Gerais.
Em Minas Gerais, um dos principais colégios eleitorais do país, a disputa pelo Governo do Estado nas eleições de 2022 deve se concentrar em dois candidatos principais desde o 1º turno.
Segundo as primeiras pesquisas de intenção de voto divulgadas, o governador Romeu Zema (Novo) e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), têm ampla vantagem sobre os demais pré-candidatos.
A seguir, conheça os pré-candidatos ao governo de Minas Gerais e saiba quais são as expectativas para as eleições no Estado.
Romeu Zema (Novo)
Eleito em segundo turno com 71,4% dos votos válidos em 2018, Zema aparece na liderança das pesquisas de intenção de voto e desponta como favorito para a reeleição.
Formado em administração, o governador estreou na vida política justamente em 2018. Segundo uma pesquisa do Instituto Ver encomendada pela rádio Itatiaia e divulgada ontem (19/04), Zema tem 44% das intenções de voto e pode ganhar no primeiro turno.
No entanto, pesquisas também apontam que a reeleição do governador corre risco dependendo das alianças feitas. Para o primeiro turno, no cenário em que os candidatos contam com apoio de presidenciáveis, o levantamento mostra que Zema cai de 44% para 32%.
Além disso, em março um levantamento Genial/Quaest mostrou que as intenções de voto do governador caem de 49% para 35% no segundo turno contra Kalil se ele tiver o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Alexandre Kalil (PSD)
O principal adversário do governador Romeu Zema deve ser Alexandre Kalil, que renunciou ao cargo de prefeito de Belo Horizonte para disputar o governo de Minas Gerais.
Kalil foi eleito prefeito da capital em 2016, e reeleito em primeiro turno em 2020. Mas segundo a pesquisa do Instituto Ver, terá que diminuir uma boa vantagem que Zema tem sobre ele em 2022, já que aparece com 22% das intenções de voto no 1º turno.
Por outro lado, as alianças também podem mudar as chances do ex-prefeito. Nesta mesma pesquisa, quando os candidatos são associados a presidenciáveis, as intenções de voto de Kalil no primeiro turno sobem de 22% para 33% no cenário com o apoio de Lula (PT), o que o coloca na liderança da disputa.
Além disso, segundo a pesquisa Genial/Quaest de março, enquanto Zema cai de 49% para 35% se for apoiado por Bolsonaro no segundo turno, Kalil sobe de 33% para 49% no mesmo cenário se tiver o apoio de Lula.
Outros candidatos ao governo de Minas Gerais em 2022
Além de Zema e Kalil, o pré-candidato que deve “correr por fora” na disputa pelo governo de Minas Gerais é o senador Carlos Viana (PL). Provável candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro no primeiro turno, Viana aparece com 5% das intenções de voto na pesquisa do Instituto Ver.
Já no cenário com apoio de presidenciáveis, o senador sobe de 5% para 13% quando tem seu nome associado a Bolsonaro.
Por fim, fecha a lista de pré-candidatos ao governo de Minas Gerais a fotógrafa e doula Renata Regina (PCB), que já participou da disputa nas eleições de 2010 e 2014. O nome de Renata não aparece nas pesquisas citadas.
Veja também: Até quando posso tirar o meu título de eleitor em 2022? Descubra aqui!