Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo do Paraná

Veja quem são os pré-candidatos ao governo do Paraná nas eleições de 2022, e como está o cenário da disputa atualmente.

Assim como já aconteceu em anos anteriores, as eleições para o governo do Paraná em 2022 tendem a se concentrar em dois candidatos.

No cenário atual, o governador Ratinho Junior (PSD) e o ex-governador Roberto Requião (PT) despontam como favoritos para um eventual segundo turno, mas a disputa também tem outros pré-candidatos.

Publicidade

Publicidade

Para saber quem são os pré-candidatos ao governo do Paraná e conferir como está o cenário da disputa atualmente, continue acompanhando o texto a seguir.

Ratinho Junior (PSD)

Eleições 2022: conheça os pré-candidatos ao governo do Paraná
Confira os pré-candidatos ao governo do Paraná nas eleições de 2022. Foto: Pedro Ribas/Palácio Iguaçu

O atual governador do Paraná foi eleito em 1º turno em 2018, com 59,99% dos votos, e agora busca a reeleição. Segundo a pesquisa Radar Inteligência divulgada no início de março, Ratinho pode vencer no primeiro turno mais uma vez neste ano, já que aparece com 50,1% das intenções de voto.

Filho do apresentador Ratinho, o governador é formado em Marketing e Propaganda e trabalha há anos como comunicador em veículos da empresa do pai. Na política, já foi deputado estadual e federal, além de secretário estadual de Desenvolvimento Urbano.

Publicidade

Publicidade

Roberto Requião (PT)

Governador do Paraná por três mandatos, Requião volta a aparecer como pré-candidato ao governo em 2022 e deve ser o principal adversário de Ratinho Junior. Segundo a Radar Inteligência, Requião aparece com 19,8% das intenções de voto.

Após anos no MDB, o ex-governador se filiou ao PT neste ano para a corrida eleitoral, e deve contar com o apoio do ex-presidente Lula. Formado em Jornalismo e Direito, Requião já foi também deputado estadual, prefeito de Curitiba e senador.

Filipe Barros (PL)

Deputado federal de primeiro mandato, Barros aparece como pré-candidato pelo PL, e deve contar com o apoio do presidente Jair Bolsonaro para tentar evitar que a disputa se concentre apenas entre Ratinho e Requião.

Barros é formado em Direito e recentemente foi parar no noticiário por ser investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no inquérito das Fake News e por um suposto vazamento de dados sigilosos sobre as urnas eletrônicas.

Outros pré-candidatos ao governo do Paraná nas eleições 2022

Outro candidato que tenta “correr por fora” na disputa pelo governo do Paraná é o ex-prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho (PSDB). Na pesquisa do Radar Inteligência, Silvestri Filho aparece com 3%.

Por fim, o PSOL tem como pré-candidata a professora Angela Machado (PSOL), que disputou os cargos de vereadora e deputada estadual nas últimas três eleições, mas não foi eleita.

Publicidade

Publicidade

Veja também: Eleições 2022 – conheça os pré-candidatos ao governo de Minas Gerais

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário