Enem 2022: quase 2 milhões de estudantes solicitaram isenção; quais as próximas etapas?
Quase 2 milhões de estudantes fizeram a solicitação da isenção da taxa de inscrição. Saiba como acompanhar o processo.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de ingresso nas universidades brasileiras, sendo feita anualmente, em dois domingos consecutivos de prova. Este ano, quase 2 milhões de estudantes solicitaram isenção da taxa de inscrição.
Os estudantes que fizeram o pedido de isenção precisam ficar de olho nas próximas etapas do processo.
Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo detalhes a respeito do número de estudantes que solicitaram isenção no Enem 2022, quem tem direito à isenção, como acompanhar a solicitação da isenção da taxa e mais. Confira!
Quase 2 milhões de estudantes solicitaram isenção no Enem 2022
Na última terça-feira (19), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que 1.949.448 estudantes solicitaram isenção da taxa de inscrição do Enem 2022. As solicitações de isenção foram realizadas pelos estudantes entre os dias 4 e 15 de abril.
Em 2022, o valor da taxa de inscrição do Enem era de R$ 85,00 e os estudantes que realizaram o pagamento da taxa dentro do prazo tiveram a inscrição dada como indeferida.
Já quem fez a solicitação da isenção deve ficar atento, pois o resultado das solicitações será divulgado na próxima sexta-feira, dia 22 de abril. Aqueles que tiverem o pedido negado terão a possibilidade de interpor recurso no período de 25 a 29 de abril, cujo resultado por sua vez está previsto para ser publicado no dia 6 de maio.
Em 2021, o número de pessoas que conseguiram fazer a inscrição no Enem de forma gratuita chegou a quase 1,9 milhão de pessoas, o equivalente a 61% dos inscritos.
Estudantes devem acompanhar a solicitação pelo portal do Governo Federal
Depois de fazer a solicitação de isenção da taxa de inscrição do Enem 2022, o participante precisará utilizar login e senha únicos, cadastrados no portal do Governo Federal (gov.br) para fazer o acompanhamento do processo.
Aqueles que ainda não possuem o login único para acesso aos serviços prestados pelo Governo Federal têm a possibilidade de criá-lo no endereço eletrônico acesso.gov.br. Basta fazer o cadastro uma só vez para, assim, ter acesso liberado a todos os serviços prestados virtualmente pelo Governo Federal.
Se o participante do Enem 2022 possua cadastro, porém não se recorde da senha, é possível solicitar a recuperação dela, diretamente no página de acesso, no mesmo portal.
O login único faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. O cadastro garante maior segurança e transparência na utilização dos sistemas.
Quem tem direito a isenção no Enem 2022?
Tinham a possibilidade de solicitar a isenção da taxa de inscrição aqueles estudantes que:
- Em 2022, estão matriculados no último ano do ensino médio de escolas públicas;
- Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsa integral, que tenham renda familiar per capita mensal de até 1,5 salário mínimo;
- Inscritos no CadÚnico do Governo Federal com Número de Identificação Social (NIS) próprio – renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou total de três salários mínimos.
Quando irão acontecer as provas do Enem 2022?
A primeira prova do Enem 2022, referente a Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias, irá acontecer no dia 21 de novembro.
Por sua vez, a segunda prova, referente a Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, irá acontecer no dia 28 de novembro de 2022.
Cronograma completo do Enem 2022
A seguir, você fica por dentro das datas de cada um dos processos do exame.
- Inscrições: 30/6 a 14/7;
- Pagamento da inscrição: até 19/7;
- Pedido de atendimento especializado: 30/6 a 14/7;
- Pedido de tratamento pelo nome social: 19 a 23/7;
- Provas: 21 e 28/11.
Veja também: IPVA 2022 GO: governo aprova parcelamento do imposto em até 10 vezes; entenda como vai funcionar