Esqueci minha chave do Pix: Aprenda como mudar

Esqueceu sua chave Pix? Pois descubra aqui como mudá-la!

Desde que foi lançado oficialmente, em 2020, o Pix promoveu melhorias consideráveis na maneira de se pagar as contas e de transferir dinheiro de uma forma geral. Por ser prático, rápido e seguro, o Pix caiu na graça das pessoas.

Algo que pode acontecer, porém, é o esquecimento da chave Pix, informação que é fundamental para o funcionamento do serviço. Se isso aconteceu com você, não precisa se preocupar: é possível mudar a sua chave Pix. Acompanhe o texto até o final e entenda como isso pode ser feito.

Publicidade

Publicidade

O que é a chave do Pix?

A chave Pix é um elemento que identifica sua conta. É uma espécie de “apelido” que reconhece as informações bancárias do usuário. Se antes, para fazer uma transferência em dinheiro era necessário passar informações sobre o nome do banco, o número da agência e da conta, por exemplo, agora, com o Pix, só é preciso informar a chave.

O que é a chave do Pix
Fonte/Reprodução: original

Dessa forma, a chave deve necessariamente estar vinculada a uma conta bancária. As pessoas podem usar qualquer sequência de algarismos e letras para ser a chave, mas o mais comum é usarem o e-mail, o número de celular ou o CPF para essa finalidade.

Para que serve a chave Pix?

Além de ser um elemento de identificação de contas bancárias, a chave Pix também serve para gerar mais segurança durante o processo de pagamento de contas ou transferência de dinheiro, já que, com esse mecanismo, não é mais preciso passar informações de cunho pessoal.

Publicidade

Publicidade

Visto que você deve receber uma quantia em dinheiro por meio do Pix, basta informar a sua chave e nada além disso.

Quantas chaves do Pix posso ter?

É possível ter mais de uma chave, desde que cada uma delas esteja vinculada a uma única conta. Não dá para cadastrar uma única chave em mais de uma conta, mas o contrário é possível. Caso seja do seu interesse, você pode associar até cinco chaves Pix a uma mesma conta.

Como posso mudar a chave do Pix?

Por decisão do Banco Central, todas as instituições financeiras devem oferecer diariamente serviço que disponibilize a opção de gerenciar as chaves Pix dos usuários. Isso significa que não importa a qual banco sua chave está vinculada: o banco precisa oferecer a opção de alteração.

Para mudar a chave propriamente, o usuário deve acessar o aplicativo do seu banco ou o serviço de internet banking no computador e procurar pela opção relacionada ao Pix. Geralmente é algo como “PIX/QR Code”. Ao acessar esse menu, é necessário selecionar as chaves que devem ser alteradas e clicar em “editar chave”. A partir disso é possível mudar a sua chave.

Apesar de ser um procedimento simples, o ideal é não esquecer qual é a a nova chave cadastrada. Portanto lembre-se de anotar e salvar direito todas as informações relativas à sua conta (em um local seguro e privado).

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário